O ministro das Comunicações e do Twitter, Fabio Faria, que anda fabricando eventos para levar Bolsonaro em campanha pela reeleição, desta vez realizará no próximo dia 22 um seminário em Manaus. Com o sugestivo nome, “Seminário 5G.BR”, Faria pretende debater “os benefícios da conectividade e da chegada da quinta geração de internet móvel ao Brasil, além de apresentar as perspectivas da evolução tecnológica na região Amazônica”.
E sua Assessoria de Imprensa afirma: “há previsão de participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro”.
Ocorre que Manaus ainda não tem autorização da Anatel para operar a faixa nobre da frequência do 5G (3,5GHz), pois ainda não passou pela avaliação do grupo que analisa o cronograma de implantação do serviço móvel no país. Entretanto, para o dia do evento a Anatel expediu uma autorização temporária para a exploração do serviço.
O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) somente terá a próxima reunião no dia 11 de outubro e não há previsão de realização de uma extraordinária ainda. Manaus (AM), Belém (PA), Porto Velho (RO), Macapá (AP) e Rio Branco (AC), são as únicas capitais que ainda não tiveram autorização de exploração do 5G em 3,5GHz pelo Gaispi.
Autorizadas
A partir de hoje (19), as capitais de Aracaju (SE|), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (M)T, Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI), já podem operar o 5G, se unindo às demais capitais já autorizadas pela Anatel: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).
Até agora a Anatel já registrou e autorizou a presença de 4.594 estações 5g em todo o país.
Starlink
Há rumores no mercado, de que esse evento intempestivo 5G em Manaus, com cara de campanha, tenha uma segunda motivação para ser realizado agora na capital amazonense. É que Faria estaria concluindo a articulação, em paralelo, do fechamento do acordo com a Starlink, do empresário Elon Musk, que visa a utilização dos satélites de baixa órbita na região. Caso se concretize essa articulação, o acordo seria anunciado por Bolsonaro na abertura do evento, no dia 22.
Não há confirmação ainda dessa possibilidade pelo Ministério das Comunicações, mas tal anúncio seria um tiro de canhão no humor do eleitor amazonense em plena campanha eleitoral a favor do candidato à reeleição Jair Bolsonaro. Ainda mais se Elon Musk desembarcar em Manaus.
O Seminário 5G.BR no dia 22 de setembro ocorrerá no Centro de Convenções Vasco Vasques, a partir das 9h.