Falta de orçamento impede crescimento na governança da TI federal

As áreas de TI dos órgãos federais disseram à Secretaria de Governo Digital que as restrições orçamentárias são um doa maiores entraves para a melhoria da sua governança na área. Isso ficou claro nas respostas do autodiagnostico anual realizado pela SGD com 250 órgãos federais que compõem o SISP – Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação.

Ao todo 216 gestores informaram para a SGD as condições que enfrentam para manter a qualidade da governança de TI em seus órgãos federais. No quesito “Gestão e Planejamento de Tecnologia da Informação”, a secretaria quis avaliar se o órgão possui os recursos necessários para atender as suas necessidades. O resultado foi que 111 gestores disseram não ter orçamento adequado. Outros 81 disseram dispor desses recursos e apenas 24 preferiram se manterem neutros na resposta à essa questão.

No pedido de diagnóstico a SGD também quis saber sobre qual seria o maior entrave enfrentado por eles na gestão orçamentária de TI. A maioria daqueles que responderam ao questionário (106 gestores) disseram que o maior desafio era lidar com as “Restrições Orçamentárias”.

Outros 40 disseram que os recursos são escassos. Mas esta segunda resposta praticamente empatou com a afirmação de outros 41 gestores, de que a “falta de priorização” também contribuiria para o problema.

Outros dois problemas também foram detectados pela secretaria nas respostas dadas pelos gestores. Para 26 deles a falta de uma “estimativa de custos” e as “dificuldades na justificativa” (3), também são desafios a serem superados pelos órgãos federais para alcançar a boa gestão de TI.

Diagnóstico

“Por meio desse instrumento, os órgãos integrantes do SISP são capazes de direcionar suas políticas públicas de TI e implementar ações estratégicas com base nas informações coletadas”, explicou a Secretaria de Governo Digital os objetivos do autodiagnóstico de governança de TI. 

Os órgãos precisam responder ao questionário disponibilizado em plataforma digital, cujas perguntas são agrupadas em seis áreas:  

  • Gestão e Planejamento de Tecnologia da Informação; 
  • Sistemas e Serviços Públicos Digitais; 
  • Dados e Informações; 
  • Privacidade e Segurança da Informação; 
  • Contratações de Tecnologia da Informação; 
  • Infraestrutura e Plataformas Digitais.

O blog teve acesso à esse diagnóstico após entrevista com o Secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “A ideia era obter as informações sobre onde a gente precisa atuar em termos de qualidade e segurança, como andam seus processos de desenvolvimento, contratos, etc. Com base nessas informações poderemos ajudar os gestores a evoluir”, expicou Mascarenhas.

Através do diagnóstico o governo também poderá estabelecer um indice de governança, que ainda será apresentado pelo blog, tão logo esgotadas as 65 páginas de diagnóstico apresentadas pelo governo na área de TI.