Aplicativos Android brasileiros também estão na relação dos 19.300 apps identificados pela companhia por exporem publicamente os dados dos usuários, devido a uma configuração incorreta do banco de dados do Firebase. A informação foi obtida pelo blog em consulta a Vladimir Martyanov, Pesquisador de Malware da Avast (foto).
A empresa não revela os nomes dos aplicativos contendo a falha no Brasil. De um modo geral, o problema reportado pela Avast na semana passada informava que afeta uma ampla gama de diferentes aplicativos, incluindo os de estilo de vida, fitness, jogos, de delivery de comida e de correio.
“No momento, confirmamos que existem aplicativos brasileiros incluídos na lista de 19.000 aplicativos com essa configuração incorreta, e isso inclui uma ampla gama de aplicativos diferentes, desde transporte, saúde, entretenimento e gerenciamento de equipe”, informou Vladimir.
Segundo ele, a Avast já solicitou ao Google que entre em contato com todos os aplicativos com essa vulnerabilidade. “A ação está sendo tomada”, garante o pesquisador de Malware da Avast.
Os dados expostos podem incluir informações de identificação pessoal (PII, Personally Identifiable Information) coletadas pelos aplicativos, como nomes, endereços, dados de localização e, em alguns casos, até mesmo senhas. A Avast notificou o Google sobre as suas descobertas, para que os desenvolvedores de apps fossem informados quanto à necessidade de tomarem medidas corretivas.
Para obter mais informações leia sobre o Avast Decoded.