
A Indústria 4.0 deixou de ser uma promessa futura para se tornar uma realidade presente nas fábricas brasileiras. Soluções de inteligência artificial, sensores inteligentes e análise de dados em tempo real já estão revolucionando a produção industrial, aumentando a segurança, a eficiência e a agilidade em diferentes setores. Neste cenário de transformação tecnológica, a 3M se posiciona como uma das principais referências em inovação e sustentabilidade industrial.
Uma das maiores evoluções trazidas pela Indústria 4.0 é a capacidade de prever falhas antes que elas aconteçam. Por meio de sensores integrados a sistemas de inteligência artificial, as operações industriais ganham monitoramento contínuo e diagnóstico preditivo. Isso permite que as equipes antecipem possíveis problemas em equipamentos, reduzindo paradas não planejadas e prejuízos financeiros.
“A análise preditiva baseada em dados é um divisor de águas. Com ela, conseguimos agir de forma preventiva, aumentando a segurança dos trabalhadores e melhorando a performance das linhas de produção”, afirma Luciano Reyes, gerente de Tecnologia de Manufatura da 3M para a América Latina.
Além da segurança e da eficiência operacional, a sustentabilidade também é uma prioridade nas soluções desenvolvidas pela 3M. As tecnologias aplicadas na Indústria 4.0 permitem um uso mais racional de recursos naturais, como energia e água, e promovem a redução de resíduos industriais.
“As fábricas inteligentes são mais sustentáveis. A capacidade de ajustar processos em tempo real e evitar desperdícios é fundamental para alcançar metas ambientais”, reforça Luciano.
A transformação digital nas fábricas também está criando novos perfis profissionais. Funções como analistas de dados, especialistas em manutenção preditiva e operadores de sistemas automatizados ganham espaço, enquanto a capacitação técnica passa a ser um diferencial competitivo.
Por meio de programas voltados à formação de jovens e com foco na capacitação contínua de seus profissionais, a 3M prepara sua força de trabalho para atuar de forma mais segura, qualificada e em sintonia com as novas tecnologias, como sensores inteligentes e inteligência artificial. A companhia aposta no desenvolvimento de competências técnicas e digitais para garantir uma operação cada vez mais eficiente, sustentável e alinhada aos princípios da Indústria 4.0.
*Fonte: Assesoria de Imprensa.