Dados Legais cresce resolvendo problemas de empresas com seus “bandos de dados”

Hoje eu dou prosseguimento à série de entrevistas com 14 startups identificadas em 2020 pela InovAtiva Brasil como as empresas com maior grau de inovação, potencial de mercado, maturidade da solução e equipe. E desta vez converso com Luiza Leite, CEO da Dados Legais.

A Dados Legais é uma plataforma para as empresas atenderem aos direitos dos titulares de dados. Com a LGPD em vigor, todo cidadão tem direito a gerir os seus dados, podendo solicitar as empresas o acesso, a exclusão, portabilidade e modificação das suas informações.

Luiza conta que as empresas com quem já tem feito esse trabalho costumam brincar que elas não tinham bancos de dados mas, sim, “bandos de dados”. Foi justamente da necessidade das companhias buscarem a gestão dessas informações e responder às solicitações dos titulares de dados no prazo estabelecido pela lei, de forma correta, que surgiu a jovem startup.

A Dados Legais vem resolvendo o problema através de uma plataforma com inteligência para:

I – encontrar em todos os bancos de dados da empresa todos os dados do usuário que ela possui;

II – classificar os dados de acordo com as normativas de privacidade e definir se o tratamento que é legítimo;

III – retornar as informações aos titulares de dados de maneira segura, rápida e eficiente ou excluí-las/anonimizá-las de todos os bancos.

No bate-papo com Luiza ela conta o andamento deste trabalho e os bastidores deste mercado em alta no Brasil desde a vigência da LGPD e as perspectivas da empresa para 2021. Assistam: