Por Marcelo Poppe* – Nos últimos anos, a busca por soluções energéticas sustentáveis tem se tornado uma prioridade global, impulsionada pela necessidade de mitigar os impactos das mudanças climáticas. Nesse contexto, a iniciativa “Energy Big Push 2.0 – Impulsionando a Inovação para a Transição Energética Sustentável no Brasil” – surge como uma resposta robusta, destacando-se pela implementação da plataforma Conecta-e. Essa inovadora ferramenta digital visa estreitar os laços entre o setor universitário e o produtivo, acelerando a inovação tecnológica e promovendo o desenvolvimento de soluções energéticas sustentáveis.
A Conecta-e tem como seu objetivo geral ser uma ferramenta digital que conecta provedores e demandantes de soluções energéticas sustentáveis. Para atingir esse propósito, os objetivos específicos abrangem o desenvolvimento de um protótipo de ambiente digital dinâmico, proporcionando conexões e oportunidades entre universidade e empresa, com foco específico em soluções energéticas sustentáveis.
A plataforma faz parte da ação “Energy Big Push 2.0”, executada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Essa iniciativa é financiada pelo Programa EUROCLIMA+ e implementada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e pela Cooperação Técnica Alemã (GIZ), consolidando-se como uma colaboração internacional para impulsionar a inovação em prol da transição energética sustentável no Brasil.
O projeto, que ainda está em fase inicial, não se limita a ser uma mera ferramenta de busca ou vitrine tecnológica. Seu principal propósito é combinar ofertas e demandas específicas dos provedores e demandantes de novas tecnologias, competências e parcerias. Além disso, a plataforma busca fortalecer a interação entre os diversos atores do ecossistema, promovendo um ambiente propício para o desenvolvimento de novos projetos e a aceleração da inovação tecnológica.
O público-alvo e a funcionalidade da Conecta-e abrangem uma gama diversificada de atores no ecossistema de inovação em energia. Universidades, startups, empresas produtoras/distribuidoras de energia, fabricantes de equipamentos, empresas de engenharia e consultoria, além das instituições financiadoras, reguladoras e promotoras do setor energético, encontram na plataforma um espaço dinâmico para interação.
A plataforma permite que universidades e instituições de pesquisa ofereçam novas tecnologias, competências e especialistas, além de buscar parcerias privadas para projetos conjuntos de pesquisa. As startups terão uma oportunidade para apresentar soluções com TRL (nível de maturidade tecnológica) mais alto para buscar parcerias e acessar financiamento. Empresas produtoras/distribuidoras de energia poderão buscar novas tecnologias, soluções e parceiros externos em um local organizado e acessível. Fabricantes de equipamentos serão capazes de identificar e acessar novas tecnologias e soluções. Empresas de engenharia e consultoria encontrarão tecnologias para novos projetos, além de expertises e experts.
A Conecta-e funcionará para que as entidades financiadoras possam divulgar opções de financiamento à inovação, entender os estágios de desenvolvimento que mais carecem de financiamento no país, mapear o ecossistema de inovação, criar modalidades de financiamento alinhadas com as necessidades dos atores, promover o acesso ao financiamento e muito mais. Entidades reguladoras e promotoras do setor energético podem utilizar a plataforma para mapear tendências tecnológicas, divulgar mudanças no quadro regulatório, desenhar políticas públicas, direcionar esforços de inovação, orientar compras públicas de inovação e mais.
Por fim, o desenvolvimento da plataforma está baseado nas demandas identificadas em cada um dos públicos-alvo. Universidades e startups buscam oportunidades de comercialização, cooperação com o setor privado e desenvolvimento de projetos. Empresas procuram acesso a novas tecnologias, especialistas e parceiros externos. Entidades financiadoras e reguladoras buscam mapear o ecossistema, entender demandas e oferecer financiamento direcionado. Isso vai representar um marco na interação entre o setor universitário e produtivo no campo das soluções energéticas sustentáveis. Ao proporcionar um ambiente dinâmico e inovador, a plataforma se destaca como um catalisador para a aceleração da inovação tecnológica, contribuindo significativamente para a transição energética sustentável no Brasil. Seu impacto positivo se reflete na promoção de parcerias estratégicas, no acesso facilitado a financiamento e na criação de oportunidades de colaboração que transcendem fronteiras, consolidando o país como um protagonista na vanguarda da inovação energética global.
*Marcelo Poppe é Engenheiro eletricista, assessor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e coordenador do Energy Big Push.