Coluna de segunda

Destino de Juscelino

Logo mais às 16hs, o presidente Lula terá a reunião com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, quando este terá de explicar os desvios de conduta cometidos na pasta. Este blog considera muito difícil Juscelino ser demitido por Lula, ainda mais depois que o União Brasil emitiu nota de apoio ao seu quadro partidário, um aviso para quem precisa do apoio dessa turma para assegurar a governabilidade no Congresso Nacional. Lula não deverá levar em conta denúncias como o uso de verbas do orçamento para construção de estradas. Isso é questão para o Legislativo discutir e já foi tratada pelo Executivo no orçamento secreto. Já os deslizes ministeriais acabarão mais num alerta do que numa punição. A conferir.

Agenda

Já que estamos falando sobre agendas no Executivo. Não esqueçam que no dia 8 de março, quando você estiver comemorando o Dia Internacional da Mulher, na mesma data o Serpro estará abrindo as propostas das seguradoras, para contratar a que irá pagar indenizações de diretores, superintendentes ou qualquer funcionário da estatal que tiver cometido assédio sexual e moral dentro da empresa. Será o primeiro Ato da nova Administração Alexandre Amorim. Palmas!

Corte na Dataprev

A Dataprev levou um corte num contrato que mantém com o INSS em torno de 41,9%. O que praticamente corresponde a metade do valor pago por serviços prestados pela estatal. Procurei saber o motivo, mas não consegui. Travou tudo novamente na empresa. O valor atualizado do contrato agora é de R$ 25.521.525,00. Rodrigo Assumpção nem assumiu e já tem pela frente esse pepino para descascar.

Ceitec

Não se iludam os defensores da volta da Ceitec como fabricante de chips, sobre o interesse do MCTI nessa questão. O ministério sequer tem equipe para isso. E demitiu os funcionários que tinha. Pela mesma ótica corrente do “bolsonarista que defendeu a extinção”, um crime contra esses servidores que eu conheço há mais de 20 anos e foram os formuladores da criação da fábrica. Quem realmente está empenhado no assunto chama-se Geraldo Alckmin e o seu Ministério do Desenvolvimento. Luciana Santos não tem conhecimento do assunto para sustentar nem 10 minutos de bate-papo.

Bolsa Jornalista

A Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas e a SECOM -Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, voltaram a discutir o PL 2630 (das Fake News). Parecia mais uma reunião dos representantes dos “jornalistas progressistas” com os da Fundação Perseu Abramo e o Intervozes, este que agora é poder e ocupa a SECOM. A Fenaj rejeita a ideia da remuneração do conteúdo jornalístico para as empresas. Quer criar um Fundo Nacional de Apoio e Fomento ao Jornalismo (Funajor).

Funajor

Esse fundo proposto pela Fenaj – que tem a cara de um “Bolsa Jornalista” não será para todos, mas todos de alguma forma contribuirão para o fortalecimento financeiro dele. Será cobrado por meio da taxação das plataformas que lucram com o conteúdo jornalístico ao estilo de uma CIDE – Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico. Não será para todos, porque o fundo somente irá incentivar quem tenha uma proposta de projeto que passe pelo crivo de um Comitê Gestor. Ou seja, estão em vias de criar um cartório onde meia dúzia de intelectuais se juntaram a outra meia de jornalistas espertalhões, para por as mãos num dinheiro que será dado somente para os amigos.

*Sabem aonde isso irá parar, né?

3 TB de silêncio

A repórter Amanda Audi (@amandafaudi), que escreve para o The Brazilian Report, publicou uma reportagem e informa um gigantesco vazamento de dados na Andrade Gutierrez. Segundo a reportagem, houve perda de 3 Terabytes de informações. Amanda diz que são “milhares de e-mails, plantas, projetos, acordos confidenciais”. O veículo chegou a receber 12 Gigas contendo esses arquivos. Curioso como um vazamento desse porte ocorrido em setembro e outubro do ano passado não ganhou repercussão alguma dentro do Brasil. Não houve nenhuma manifestação oficial da empresa ou da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Será que o organismo de controle foi informado? E, se foi, por que não deu publicidade?

MCTFitness já era

Dançou o projeto da ministra Luciana Santos de cair na maromba em 2023 e perder alguns quilinhos. Com tanta viagem internacional para fazer e gente chata para nomear no ministério, ela resolveu suspender o pregão 5/2023. Que visava contratar “serviço de Educador Físico para atender as necessidades do MCTI”.

Que lástima!

Serprofood

Depois de flagrado com o representante dos funcionários no Conselho de Administração do Serpro, num almoço em que os dois decidiram quem entra e quem sai da direção da estatal, o presidente Alexandre Amorim também decidiu: daqui para a frente “almoço de trabalho” será em seu gabinete e virá pelo Ifood. Em breve teremos aplicativo na casa para isso também?

*PS – se combinar direitinho com o entregador, dá até para mandar o currículo de diretor ao Amorim.