Além da Ceitec, já publicada pelo blog, por meio das Resoluções 266, 269 e 270 publicadas em edição extraordinária no Diário Oficial da União, o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa – que também preside o Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (CPPI) – recomendou ao presidente Lula a retirada das estatais Serpro (Res 269), Dataprev (Res 270) e Telebras (Res 266) do Programa Nacional de Desestatização.
No mesmo expediente, o ministro recomendou a retirada do processo de privatizações a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantidas S.A. – ABGF.
O “canetaço” de Rui Costa foi “ad referendum” do CPPI, ou seja, sem apreciação do colegiado. E teve as assinaturas dos respectivos ministros que têm essas estatais vinculadas às suas pastas: Fernando Haddad (Fazenda – Serpro), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos – Dataprev) e Juscelino Filho (Comunicações – Telebras).
*Falta agora o decreto presidencial de Lula, para por fim em definitivo à essa lambança do ex-ministro da Economia, Paulo Guedes.