BCG: 55% da TI na América Latina tem ganhos de produtividade com GenAI

Estudo realizado pelo Boston Consulting Group e a Riverwood Capital revela que 95% dos executivos seniores de tecnologia da América Latina vêem a Inteligência Artificial Generativa como “transformadora”. Por entenderem que a implementação da tecnologia nas empresas vem reduzindo os custos de atendimento ao cliente em dez vezes e aumenta a eficiência na produção de conteúdo. 

O relatório “Unlocking the Gen AI Opportunity for Tech Players in Latin America“, conduzido pelo Boston Consulting Group (BCG), em colaboração com a Riverwood Capital – uma das principais firmas de investimento globais dedicadas exclusivamente ao crescimento e à escalabilidade da tecnologia – envolveu uma pesquisa feita com mais de 170 CEOs e executivos C-level das principais empresas de tecnologia da América Latina, que participaram do Latin America Tech Forum (LTF) 2024.

“Desde seu lançamento, a GenAI tem demonstrado benefícios significativos para as empresas e seus objetivos: oferece uma redução de dez vezes nos custos de atendimento ao cliente, uma diminuição de 25% no tempo de criação de conteúdo de marketing, e um aumento de 30% na eficiência da produção de conteúdo. Isso contribui para uma maior satisfação do cliente e uma resolução mais rápida de problemas”, afirma Lucas Frenay, diretor executivo e sócio do BCG, além de coautor do relatório.

Principais desafios associados à GenAI 

Entre os três principais desafios percebidos pelas empresas de tecnologia latino-americanas em relação a GenAI estão: talento (71%), incluindo dificuldade na contratação de novos funcionários qualificados, treinamento de colaboradores existentes e preparação da liderança; inteligência artificial (IA) responsável (50%), envolvendo privacidade de dados, transparência, políticas e regulamentações; e domínio de dados e prontidão tecnológica (42%), incluindo integração das ferramentas, governança de dados e treinamento de modelos.

Além disso, durante as sessões executivas do LTF 2024 sobre IA, os participantes destacaram que a infraestrutura e a gestão de custos representam barreiras significativas para a implementação e escalonamento da GenAI.

“O entusiasmo pela GenAI entre os líderes de tecnologia, tanto na América Latina quanto globalmente, é forte e empolgante; mas, como em outros ciclos tecnológicos relevantes do passado, casos de uso tangíveis e novos valores para clientes e consumidores serão o foco para a maioria,” comentou Francisco Alvarez-Demalde, cofundador e sócio-diretor da Riverwood Capital. “Isso não é apenas sobre adotar novas tecnologias—é sobre reformular as organizações de dentro para fora, garantindo que todos os níveis de liderança e força de trabalho estejam preparados para abraçar novas ferramentas, impulsionar a produtividade, melhorar suas ofertas e lançar novos produtos.”

Estratégia da GenAI para empresas de tecnologia 

As principais empresas de tecnologia da América Latina foram rápidas em adotar a GenAI, ainda mais do que as companhias tradicionais. No entanto, há uma lacuna significativa em termos de prontidão quanto à estratégia e governança: apenas 21% das empresas que participaram da pesquisa do LTF relataram ter estabelecido um plano de implementação de GenAI claro com estratégia e objetivos, enquanto entre empresas tradicionais a porcentagem é de 51%, conforme estudo do BCG com grandes organizações (mais de US$ 25 bilhões em receita) operando em setores da América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico.

Somente as empresas cujos modelos de negócios são fundamentalmente baseados na GenAI afirmam ter, em grande parte, um objetivo bem definido e um foco estratégico.

“Uma abordagem dispersa pode levar a ineficiências operacionais. Sem uma estratégia clara em toda a organização, as empresas enfrentam um desafio significativo para identificar e medir o valor potencial. Isso, por sua vez, pode afetar a alocação adequada de esforços e recursos, atrasando a decisão de investimento e prejudicando as capacidades de execução por completo”, reitera Frenay.

Casos de uso mais relevantes em empresas de tecnologia 

Para navegar nesta era transformadora, as organizações podem implantar a GenAI para conquistas rápidas, reformular funções críticas ou inventar novos modelos de negócios.

  1. Implantação da GenAI em tarefas cotidianas. Segundo a pesquisa, 55% das companhias relataram usar essa tecnologia em processos diários, alcançando uma melhoria significativa em sua produtividade.
  2. Reestruturação de funções críticas. Mais da metade das empresas de tecnologia da América Latina estão reestruturando suas principais funções — como marketing, vendas e recursos humanos — com a GenAI para aumentar tanto a eficiência, quanto a eficácia (com impactos positivos na faixa de 50%). Uma das áreas de foco é o portfólio: 42% estão aprimorando produtos principais, enquanto 30% dos entrevistados indicaram novas soluções ou serviços como o segundo caso de uso.
  3. Invenção de novos modelos de negócios baseados na GenAI. Os players mais ousados da tecnologia na América Latina, representando 24%, estão aproveitando a GenAI para criar modelos de negócios inovadores e vantagens competitivas de longo prazo, com potencial para transformar seus setores e estabelecer novos espaços de mercado.

O estudo completo está disponível, em inglês, no site do BCG.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Boston Consulting Group.