O advogado Walter Aranha Capanema, Diretor de Inovação e Ensino na Smart3 Consultoria e Treinamento, levantou hoje (10) no Twitter um debate polêmico: ao avaliar a situação de conectividade de rede da plataforma web do ConectSus, a informação retornada parte de servidores AWS, que não estão no Brasil.
Segundo ainda Merched Oliveira, o que pode estar ocorrendo é que, por algum requisito de segurança, “algum componente que blindaria o ambiente da plataforma web, acaba ficando fora do país e pode gerar essa informação”.
“Mas os dados em si e todos os sistemas estão no Brasil, porque é obrigatório durante o processo de contratação, que o prestador do serviço tenha datacenter no nosso país e garanta que os bancos de dados fiquem hospedados aqui, seguindo o disposto na legislação brasileira”, concluiu.
Há ainda uma questão a ser considerada, segundo técnicos com quem conversei. Um “ping” direcionado para uma determinada aplicação, não significa necessariamente que o banco de dados no qual ela roda estaria no endereço retornado. São situações diferentes, a aplicação pode estar rodando num servidor AWS fora do país e em qualquer parte do mundo. Mas, por requisito contratual, os dados acessíveis para consulta terão de estar armazenados no Brasil.