ABISEMI defende reativação da Ceitec e governo sinaliza investimentos em semicondutores

Um fato inusitado para este blog ocorreu hoje (13) na Câmara dos Deputados. A Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores (ABISEMI), que reúne empresas que foram favoráveis ao processo de extinção da Ceitec S/A, durante o Governo Bolsonaro, mudou de posição agora com a chegada do Governo Lula.

Com o objetivo de debater a “importância da indústria de semicondutores no Brasil”, as comissões de Ciência e Tecnologia e de Desenvolvimento Econômico reuniram em audiência conjunta todo o setor de microeletrônica, com a participação da Academia e do governo.

E hoje o presidente da entidade, Rogério Nunes, defendeu claramente a necessidade do governo reativar imediatamente a Ceitec. O mesmo executivo que durante reunião com o Ministério da Economia no Governo Bolsonaro, deu os argumentos necessários para que fossem tomadas as medidas visando extinguir a única fábrica de semicondutores na América Latina.

Durante a audiência, o governo anunciou que até novembro deverá publicar uma nova Medida Provisória, na qual a política industrial para a área de microeletrônica deverá conter novos incentivos e investimentos.