
O Tribunal de Contas da União (TCU) promove, no dia 4 de setembro, às 15h, o workshop on-line “Active Directory: por onde o ransomware acontece”. Com transmissão gratuita pelo canal oficial do TCU no YouTube, o evento é voltado a profissionais da área de tecnologia, segurança da informação e auditoria que atuam em ambientes corporativos com infraestrutura Microsoft.
O Active Directory (AD), tecnologia amplamente usada para controle de acesso e identidades em redes corporativas, tem se tornado um dos principais alvos de ataques de ransomware (ataque cibernético em que criminosos bloqueiam o acesso a dados ou sistemas e exigem pagamento para liberá-los). Durante o workshop, os participantes conhecerão o cenário atual das ameaças no Brasil e os principais riscos identificados em auditorias do TCU sobre o tema.
O conteúdo será dividido em três blocos:
- Ameaça do ransomware: análise do panorama de ataques e os motivos que tornam o AD um alvo estratégico.
- Lições do TCU: apresentação das fragilidades mais recorrentes encontradas em fiscalizações e sugestões de controles eficazes.
- Autoavaliação na prática: orientações para que os órgãos possam diagnosticar o nível de segurança e construir planos de ação com base em boas práticas.
Além de gestores e analistas de segurança da informação, também podem participar estudantes e interessados em aprofundar o conhecimento sobre segurança do Active Directory.
A atividade faz parte da série PROTEGE-TI, iniciativa do TCU que busca difundir boas práticas e reforçar a maturidade digital no setor público. O encontro será conduzido por auditores do Tribunal, com carga horária de duas horas e emissão de certificado para os participantes que concluírem a avaliação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) até 18 de setembro.
SERVIÇO
Workshop on-line “Active Directory: por onde o ransomware acontece”
Data: 4 de setembro de 2025
Horário: 15h
Transmissão pelo canal oficial do TCU no YouTube
Clique aqui para se inscrever .
Fonte: Assessoria de Imprensa.