Estudo realizado pelo Boston Consulting Group e a Riverwood Capital revela que 95% dos executivos seniores de tecnologia da América Latina vêem a Inteligência Artificial Generativa como “transformadora”. Por entenderem que a implementação da tecnologia nas empresas vem reduzindo os custos de atendimento ao cliente em dez vezes e aumenta a eficiência na produção de conteúdo.
O relatório “Unlocking the Gen AI Opportunity for Tech Players in Latin America“, conduzido pelo Boston Consulting Group (BCG), em colaboração com a Riverwood Capital – uma das principais firmas de investimento globais dedicadas exclusivamente ao crescimento e à escalabilidade da tecnologia – envolveu uma pesquisa feita com mais de 170 CEOs e executivos C-level das principais empresas de tecnologia da América Latina, que participaram do Latin America Tech Forum (LTF) 2024.
“Desde seu lançamento, a GenAI tem demonstrado benefícios significativos para as empresas e seus objetivos: oferece uma redução de dez vezes nos custos de atendimento ao cliente, uma diminuição de 25% no tempo de criação de conteúdo de marketing, e um aumento de 30% na eficiência da produção de conteúdo. Isso contribui para uma maior satisfação do cliente e uma resolução mais rápida de problemas”, afirma Lucas Frenay, diretor executivo e sócio do BCG, além de coautor do relatório.
Principais desafios associados à GenAI
Entre os três principais desafios percebidos pelas empresas de tecnologia latino-americanas em relação a GenAI estão: talento (71%), incluindo dificuldade na contratação de novos funcionários qualificados, treinamento de colaboradores existentes e preparação da liderança; inteligência artificial (IA) responsável (50%), envolvendo privacidade de dados, transparência, políticas e regulamentações; e domínio de dados e prontidão tecnológica (42%), incluindo integração das ferramentas, governança de dados e treinamento de modelos.
Além disso, durante as sessões executivas do LTF 2024 sobre IA, os participantes destacaram que a infraestrutura e a gestão de custos representam barreiras significativas para a implementação e escalonamento da GenAI.
“O entusiasmo pela GenAI entre os líderes de tecnologia, tanto na América Latina quanto globalmente, é forte e empolgante; mas, como em outros ciclos tecnológicos relevantes do passado, casos de uso tangíveis e novos valores para clientes e consumidores serão o foco para a maioria,” comentou Francisco Alvarez-Demalde, cofundador e sócio-diretor da Riverwood Capital. “Isso não é apenas sobre adotar novas tecnologias—é sobre reformular as organizações de dentro para fora, garantindo que todos os níveis de liderança e força de trabalho estejam preparados para abraçar novas ferramentas, impulsionar a produtividade, melhorar suas ofertas e lançar novos produtos.”
Estratégia da GenAI para empresas de tecnologia
As principais empresas de tecnologia da América Latina foram rápidas em adotar a GenAI, ainda mais do que as companhias tradicionais. No entanto, há uma lacuna significativa em termos de prontidão quanto à estratégia e governança: apenas 21% das empresas que participaram da pesquisa do LTF relataram ter estabelecido um plano de implementação de GenAI claro com estratégia e objetivos, enquanto entre empresas tradicionais a porcentagem é de 51%, conforme estudo do BCG com grandes organizações (mais de US$ 25 bilhões em receita) operando em setores da América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico.
Somente as empresas cujos modelos de negócios são fundamentalmente baseados na GenAI afirmam ter, em grande parte, um objetivo bem definido e um foco estratégico.
“Uma abordagem dispersa pode levar a ineficiências operacionais. Sem uma estratégia clara em toda a organização, as empresas enfrentam um desafio significativo para identificar e medir o valor potencial. Isso, por sua vez, pode afetar a alocação adequada de esforços e recursos, atrasando a decisão de investimento e prejudicando as capacidades de execução por completo”, reitera Frenay.
Casos de uso mais relevantes em empresas de tecnologia
Para navegar nesta era transformadora, as organizações podem implantar a GenAI para conquistas rápidas, reformular funções críticas ou inventar novos modelos de negócios.
- Implantação da GenAI em tarefas cotidianas. Segundo a pesquisa, 55% das companhias relataram usar essa tecnologia em processos diários, alcançando uma melhoria significativa em sua produtividade.
- Reestruturação de funções críticas. Mais da metade das empresas de tecnologia da América Latina estão reestruturando suas principais funções — como marketing, vendas e recursos humanos — com a GenAI para aumentar tanto a eficiência, quanto a eficácia (com impactos positivos na faixa de 50%). Uma das áreas de foco é o portfólio: 42% estão aprimorando produtos principais, enquanto 30% dos entrevistados indicaram novas soluções ou serviços como o segundo caso de uso.
- Invenção de novos modelos de negócios baseados na GenAI. Os players mais ousados da tecnologia na América Latina, representando 24%, estão aproveitando a GenAI para criar modelos de negócios inovadores e vantagens competitivas de longo prazo, com potencial para transformar seus setores e estabelecer novos espaços de mercado.
O estudo completo está disponível, em inglês, no site do BCG.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do Boston Consulting Group.