Governo prorroga concurso para contratar 200 profissionais temporários de TI

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, anunciou hoje (21) que está prorrogando a data de inscrição para o concurso público que visa contratar 200 profissionais de TI em caráter temporário. A nova data limite para as inscrições ficou para o dia 20 de junho e a realização das provas no dia 4 de agosto.

Houve uma mudança no edital e ele está sendo publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União. Os futuros servidores temporários atuarão no programa Startup GOV.BR, que tem como objetivo apoiar e acelerar projetos estratégicos de transformação digital do Governo Federal. 
 
“Esse é mais um certame do Ministério seguindo o critério democrático estabelecido pelo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). E, neste momento trágico vivido pela população do Rio Grande do Sul, temos de igualar as oportunidades para todas as pessoas que têm interesse de participar, visto que teremos prova em Porto Alegre”, explica o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.  
 
A carga horária do cargo temporário será de 40h semanais, com vínculo à Secretaria de Governo Digital do MGI, localizada em Brasília-DF. Já a remuneração será de R$ 8.300,00 e os profissionais também receberão auxílio-alimentação. 

Seguem abaixo os perfis profissionais que serão contratados:  

  • Especialista em Análise de Processos de Negócios – 30 vagas;  
  • Especialista em Ciência de Dados – 35 vagas;  
  • Especialista em Desenvolvimento de Software – 40 vagas;  
  • Especialista em Experiência do Usuário (UX) -15 vagas;  
  • Especialista em Gestão de Projetos – 45 vagas;  
  • Especialista em Infraestrutura de Tecnologia da Informação -15 vagas; e  
  • Especialista em Segurança da Informação e Proteção de Dados – 20 vagas. 

Para ser efetivado, os candidatos terão de comprovar graduação de nível superior em qualquer área e experiência profissional de cinco anos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ciência de Dados, Administração Pública, Comunicação, Administração, Ciência da Informação ou Engenharias, ou título de mestre ou doutor nas mesmas áreas. Recentemente, o edital foi alterado para que as vagas de UX passassem a incluir as áreas de Design e Ciências Sociais, e as de Ciência de Dados agora aceitam as áreas de Estatística e Ciências Contábeis. 
 
O certame, que será organizado pelo Instituto AOCP, foi divulgado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme o estabelecido pela Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993.

*Com informações da Secretaria de Governo Digital.