Nestlé implanta 5G na fábrica e espera ganhos de produtividade

A Nestlé informou hoje (26), que acaba de concluir a etapa de implementação do 5G SA em sua fábrica localizada em Caçapava (SP). O projeto conta com a Embratel e o 5G da Claro, através de rede privativa da Ericsson (Private 5G). O objetivo é obter uma rede com conectividade segura de 4G e 5G de alta velocidade que impulsionará a transformação digital principalmente de seu ambiente industrial.

A Nestlé tem incorporado, ao longo dos últimos anos, novas linhas, robôs, automação e realidade aumentada, com benefícios em produtividade, eficiência e aproveitamento de pessoas, atingindo ganhos importantes por meio da transformação digital.

Também foram implementados novos processos usando óculos de realidade virtual que conectam o colaborador da unidade com qualquer pessoa em qualquer país. Com essa tecnologia, é possível realizar treinamentos para implementar máquinas recém-chegadas e novas linhas, receber orientações sobre ajustes de equipamentos, melhorias e manutenção remota, tudo sem sair da unidade.

O equipamento permite que uma pessoa de fora tenha a visão de dentro da planta, podendo, inclusive, realizar manutenção de forma remota. Agora, com o 5G implementado, todo esse ecossistema digital se tornará ainda mais confiável, disponível e abrangente.

A parceria da Nestlé com a Claro, Embratel e Ericsson foi firmada no final do passado, dando início a um programa piloto desenvolvido inicialmente nas instalações do Parque Tecnológico São José dos Campos, conectado com 5G SA experimental. O beOn Claro, hub de inovação da Claro e da Embratel, e o time de P&D&I da Ericsson tiveram um papel fundamental no desenho e implementação de um ecossistema sustentável de inovação aberta.