São Paulo já tem 1.378 pedidos de antenas 5G na Anatel para operar a faixa nobre da frequência

A Anatel informou hoje (02) que já tem protocolados 1.378 pedidos de antenas 5G na faixa de 3,5Ghz, considerada o “filé” no 5G standalone, para operações em São Paulo (capital).

“Nessa primeira fase, segundo as regras do Edital do 5G, seriam necessárias, no mínimo, 462 estações ativadas até 29 de setembro. Até esta terça-feira (2/8), no entanto, a Anatel já havia recebido 1.378 pedidos de licenciamento na faixa de 3,5 GHz, quase o triplo do total de antenas que deverão ser instaladas no município neste ano”, informou a agência reguladora. 

O volume de pedidos solicitados à agência pelas operadoras, já representa 30% do total de estações ativas (4.592) na capital. O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI) estima que essa cobertura se dará em 25% da área urbana de São Paulo, uma vez que a propagação na faixa do 3,5 GHz, embora seja de qualidade infinitamente melhor, acaba tendo uma propagação menor em termos de comprimento do sinal.

O GAISPI também informou que já foram instalados equipamentos para evitar interferências em 226 estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS) e realizados testes para confirmar a operação livre de interferências. São Paulo foi a quinta cidade que recebeu a anuência da Anatel para uso dos 3,5Ghz. O 5G começou por Brasília e depois foi autorizado em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre.

Tagged