Startups: embora em menor número, elas estão ocupando o espaço no ecossistema

Menos de 5% das startups brasileiras são, exclusivamente, fundadas por mulheres. Esse número chega a 5,1% no caso de empresas fundadas com sócios homens, segundo o estudo “Female Founders Report”, de 2021. Nas disciplinas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática, em inglês), as mulheres também são minoria.

Mas, apesar do desequilíbrio de gênero, uma nova geração de lideranças femininas está fazendo a diferença no ecossistema de startups. Conheça a seguir alguns nomes que estão ajudando a transformar essa realidade.

Ana Paula Prado

Com 20 anos de experiência nos mercado de internet e RH, Ana Paula Prado, country manager do InfoJobs, provou que é possível se destacar e digitalizar um mercado tradicional, além de combater as dificuldades de gênero. Ana acredita no trabalho duro (com paixão), no aprendizado contínuo, na dedicação e na entrega 100%. Em seu papel de liderança, além de apoiar e impulsionar as mulheres ao seu redor, espera ao menos inspirá-las, provocando impacto significativo. O Infojobs é uma empresa de tecnologia para RH com mais de 19 milhões de visitas ao mês e 43 milhões de cadastros.

Flávia Coelho

Flávia Coelho é CMO & Co-Founder da Mobees, plataforma de mídia exterior digital sobre carros de aplicativos. Ela é graduada em jornalismo com MBA de Gestão em Marketing pela PUC-RIO e possui certificados internacionais nas áreas de design thinking e gamificação. Antenada com o mercado, mas principalmente com o futuro, a Flay, como é conhecida, e os sócios da Mobees criaram um novo formato de mídia out of home digital, móvel, geolocalizada e em escala.

Greta Paz

Greta é jornalista, empreendedora e CEO da content company Eyxo. Em 2019, foi escolhida pela revista Forbes como uma das pessoas com menos de 30 anos de maior destaque no Brasil. Além disso, a CEO também tem um canal no YouTube e faz palestras pelo Brasil, falando sobre empreendedorismo, liderança e impacto. Greta também acredita em passar sua experiência como mulher, jovem e empreendedora para o maior número de pessoas possível, já tendo sido palestrante em inúmeros eventos pelo país. Um dos seus projetos pessoais é o canal Faz de Propósito.

Guta Tolmasquim

Guta Tomasquin é fundadora da Brand Gym, primeira empresa de branding para startups e do Purple Metrics, empresa responsável pelo primeiro software projetado para medir o retorno da marca, onde também atua como CEO. No início da carreira, atuou como Growth durante um ano. Logo em seguida, migrou para a área de branding e, rapidamente, se destacou no mercado por conta da sua familiaridade com as áreas de digital e métricas, e pela sua proximidade com projetos disruptivos e tecnológicos. Fundou a Brand Gym em 2017 e, hoje, é a maior referência no Brasil quando o assunto é branding para startups. No final do ano passado, fundou o Purple Metrics, usando seu know how para suprir a necessidade do mercado de quantificar os resultados práticos de branding. Guta acredita que uma marca bem posicionada e bem construída desde o primeiro dia pode mudar a história de uma empresa, aumentar o impacto de um produto inovador no mercado e ajudá-lo a escalar.

Julia Leão

Julia é sócia e diretora de estratégia de comunidades e sucesso do cliente da Squid, empresa de tecnologia especializada em marketing de influência. Jornalista pela Universidad Europea de Madrid e mestre em Marketing pela ESPM, tem experiência em Comunicação Corporativa, atuando com inovação e influência para grandes agências de PR do Brasil e conhecidos players do mercado.

Lívia Rigueiral

Lívia Rigueiral fundou a Homer, plataforma que conecta e oferece soluções para aperfeiçoamento de corretores de imóveis. para tornar o processo de compra e venda de imóveis mais ágil. Antes de empreender em um mercado essencialmente masculino e se tornar uma investidora anjo, Lívia se formou em engenharia de produção, trabalhou no Corretor VIP e se tornou sócia da Ipanema Ventures.

Manoela Mitchell

Manoela Mitchell é cofundadora e CEO da Pipo Saúde, startup corretora de benefícios de saúde. Formada em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), possui uma especialização em empreendedorismo pela Universidade de Stanford e atuou por sete anos na área de investimentos, trabalhando em empresas como Barclays Capital, Temasek e Actis. Ali, encantou-se com o empreendedorismo e percebeu que queria estar do outro lado da mesa. Em 2019, cofundou a Pipo Saúde, que, em 2021, recebeu um aporte de R$ 100 milhões, o maior montante já levantado por uma mulher no Brasil.

Nayana Branco

Nayana Branco, co-founder e CHRO da Somapay, é formada em economia pela Universidade de Fortaleza, com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro. É movida pela paixão de desenvolver pessoas e empreender, por isso, viu na Somapay a oportunidade de mudar a realidade de várias empresas ao otimizar os processos do RH, Financeiro e Departamento Pessoal.

Paula Sampaio

Paula Sampaio, vice -presidente da B4A, maior beauty-tech brasileira, tem grande experiência em planejamento financeiro e captação de recursos, com MBA pelo Insper em Finanças, e Especialização pela UC Berkeley em Finanças. Trabalhou em diversas frentes de consultoria, tais como: Tributária, Corporate Finance, M&A e Valuation, e hoje é responsável por comandar a maior beauty-tech do país.

Sara Caballero

Sara é diretora internacional de expansão da Atlas Governance, startup desenvolvedora do maior portal de governança da América Latina. Em 2021, a companhia registrou faturamento de R$14 milhões, um crescimento de 150% em relação a 2020. Mais de 300 organizações utilizam o sistema da Atlas, com mais de dez mil conselheiros e profissionais de governança cadastrados.

Thais Mellone

Thais Mellone é cofundadora e COO da Partyou, plataforma que modifica a gestão da vida universitária por meio da oferta de serviços que profissionalizam as associações estudantis. Formada em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP), Thais já atuou na área financeira de grandes companhias, como a Johnson & Johnson, além de ser uma das fundadoras da Partyou, plataforma que modifica a gestão da vida universitária por meio da oferta de serviços que profissionalizam as associações estudantis.

Ula Amaral

Ula Amaral, CMO e co-founder da Fábrica de Startups, é formada em comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Sempre teve uma forte admiração por Phillip Kotler, o que a fez se inscrever no curso de consumer insights da escola de marketing da Northwestern University. Antes da Fábrica, Ula foi fundadora da agência Oslo Digital, organização que integrou o Google Partner Premier, entregando projetos inovadores para empresas como ZeeDog e Chefs Club.

Tibeti Cavaglioni

Os mais de dezoito anos de experiência em estratégias de comunicação para o mercado de tecnologia não tiram de Tibeti Caviglioni, atual Chief Marketing Officer (CMO) da Ativy, ecossistema de soluções digitais, a curiosidade em aprender e compartilhar novos conhecimentos. Graduada em Comércio Exterior e especialista em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os desafios movem a profissional. Ela é a responsável pela estratégia de marketing por trás do reposicionamento da Ativy no mercado brasileiro, além da internacionalização da marca pela América Latina, do Norte e Europa. Além de executiva de marketing, Tibeti também é a idealizadora do Inspira Delas, projeto com o intuito de informar, desenvolver e ajudar mulheres que precisam conciliar maternidade e carreira, encontrando equilíbrio emocional entre as duas funções. Fora isso, já atuou como docente e coordenadora de graduação em Marketing.

Rebecca Fischer

Rebecca Fischer, 32, é Chief Product Officer e cofundadora da fintech Divibank. É formada pela Georgetown University (Washington, EUA) e trabalhou com marketing digital no mercado publicitário. Também foi Diretora de Client Success na Kenshoo (atualmente Skai), atendendo clientes como Nubank, Quinto Andar, Mercado Livre e iFood. “Foi trabalhando com startups que vi a chance de contribuir e desenvolver o mercado de empreendedorismo no Brasil. Isso me provocou a eu mesma ser empreendedora, democratizando o acesso a investimentos e possibilitando que empresas de todos os setores cheguem mais longe, com condições mais acessíveis e inteligentes que as do mercado convencional.”

Gina Gotthilf

Ex VP de Marketing e Growth da Duolingo, Gina Gotthilf possui mais de 10 anos de experiência em estratégias de negócios globais e, atualmente, se dedica ao papel de co-fundadora e COO (Chief Operating Officer) da Latitud, ecossistema de empreendedorismo e inovação que desenvolve e conecta startups, mentores e investidores. Na Latitud, Gina busca não só construir a próxima geração de empresas de tecnologia que vão revolucionar o mercado mas, principalmente, fortalecer a comunidade com mais mulheres empreendedoras e investidoras na América Latina.

Alexandrine Brami

Professora e pesquisadora em Ciências Políticas, Alexandrine Brami é uma francesa que chegou ao Brasil em 2002 e abraçou o empreendedorismo. Se especializando em treinamentos, e-learning e comunicação digital, ela esteve à frente de diferentes empresas e iniciativas em prol da educação no Brasil. Em 2021, fundou a Lingopass, plataforma de educação corporativa focada no aprendizado e vivência de idiomas, a qual Alexandrie comanda a operação como CEO.

Juliana Assunção

Founder & Chief Marketing Officer (CMO) da RankMyApp, empresa especialista em inteligência de marketing e aquisição para mobile apps, Juliana Assunção é formada em Comunicação Aplicada e Publicidade pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por alavancar o reconhecimento da marca do RankMyApp e difundir o conteúdo de marketing móvel para públicos de alto potencial. Desenvolveu a primeira versão do produto ASO e estratégia de relacionamento com o cliente na empresa e, atualmente, é responsável pelo branding, conteúdo técnico e marketing estratégico da empresa. Nos primeiros 2 anos, ela realizou mais de mil testes ASO em centenas de aplicativos, em 9 países diferentes, tornando-se referência nessa expertise em marketing digital brasileiro.

Flávia Jabur

A comunicadora e influencer Flávia Jabur, integra a Liqi, fintech de tokens e criptomoedas baseada em blockchain, como Community Manager. Atua há 8 anos como jornalista, trabalhou como apresentadora, repórter, produtora, locutora e editora em grandes emissoras de televisão. Há alguns anos, passou a atuar no mercado de criptomoedas, inicialmente, como redatora de um site de notícias, e logo em seguida foi trabalhar em uma das principais corretoras de criptoativos do Brasil, a BitcoinTrade. Tornou-se referência no mercado de cripto, e já ganhou premiação como melhor influencer feminina deste meio.

Flavia Molina

Recém chegada na Pier Seguradora, Flavia Molina atua como CMO e leva sua experiência para novas estrategias dentro da insurtech. É publicitária, com especialização no Programa de Excelência em Marketing da Kellogg School em Inovação e também Liderança de Alto Desempenho pela Stanford University. Ao longo de sua trajetória, atuou na construção de estratégias de vendas e marketing baseadas em data analytics, projetos de inovação, ativação e gestão de marca, além de gerenciamento de campanhas publicitárias, entre outras responsabilidades.

Cinthia Calsinski

Influenciadora, Cinthia Calsinski é enfermeira obstetra, com graduação, mestrado e doutorado pela Unifesp. É consultora de amamentação e atua com ênfase no atendimento humanizado ao bebê, à mulher e à família. Além disso, atua há mais de dez anos com consultoria domiciliar (parto, cuidados com o bebê, preparo do ninho, amamentação e terapia com laser – LLLT), e já ajudou mais de mil mães a conseguirem amamentar. Mãe de três, ela também auxilia outras mães com o sono de recém-nascidos, bebês e crianças. Cinthia também é consultora internacional de lactação (IBCLC) e, agora, consultora de assuntos relacionados a gravidez e maternidade da V-Lab, healthtech que oferece soluções de tecnologia com foco em saúde diagnóstica.

Luciana Gomes

Luciana Gomes é Gerente de Marketing na WDC Networks, empresa de tecnologia, focada nos setores de telecomunicações e corporativo e que se tornou líder em seus segmentos na oferta do modelo de negócio TaaS -Tecnologia “as a service” (hardware e software as a service). Luciana é formada em Comunicação Mercadológica com pós graduação em Marketing e MBA em Gestão com ênfase em Marketing e Mídias Sociais. Possui sólida experiência na área de Marketing, com mais de 18 anos atuando na área. Atuação em Plano de Negócios, Planejamento Estratégico de Comunicação, mídias e marketing Digital e de Relacionamento, Desenvolvimento de Campanhas, Plano de Vendas, Trade Marketing, Gestão de Portfólio, Desenvolvimento e Lançamento de Produtos, Pesquisas de Mercado, Treinamento de Equipes, como principais expertises.

Carla Melhado

Presidente da Mutant, empresa multinacional de business performance, Carla Melhado é formada em Processamento de Dados, com pós graduação em Marketing e MBA em Business Administration. Antes de estar à frente do grupo, atuou por dois anos na Mutant como Diretora Executiva da área de Relacionamento com o Cliente. Possui uma forte trajetória no mercado de Telecomunicações, setor no qual esteve por 16 anos em diversas áreas, como Customer Experience, Qualidade, Marketing e Vendas, nos segmentos B2B e B2C. Hoje, como CEO da Mutant, procura imprimir em seu trabalho duas das características que permearam toda sua trajetória até aqui: paixão e propósito.

Juliana Freitas

Juliana Freitas é fundadora e CEO da Fortbrasil, fintech de serviços e soluções financeiras e do Cartão e plataforma de saúde Vai Bem. Formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará, com Pós Graduação MBA em Negócios pela University of Pittsburgh, Juliana também possui outras graduações em negócios por instituições mundialmente reconhecidas como Stanford e Columbia. A empresária fundou em 2003 a FortBrasil com seu irmão, Marcelo Filho e o sócio José Pires Neto. Como CEO de uma das maiores fintechs em atividade no setor de cartões de crédito no Brasil, Juliana trabalha para empoderar mulheres a sua volta, e se orgulha por partilhar um time de grandes lideranças femininas.

Érika Abritta

A médica Érika Abritta possui graduação e residência em medicina do trabalho pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é Diretora de Gestão de Afastados e Perícias Médicas do Grupo 3778, a maior healthtech independente focada em saúde corporativa do país, além de ser sócia-fundadora da TEG Saúde, uma das empresas do grupo. Ela também é especializada em perícia médica pela Fundação Unimed, e em transtornos mentais do trabalho pela Universidade de São Paulo (USP). Além disso, Érika possui experiência com gestão de absenteísmo de curto e longo prazo, Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e constetações junto ao INSS.

Ana Paula Lemes

Ana Paula Lemes é responsável pela área de parcerias e relacionamentos com empresas na Labenu, desenvolvendo parcerias com grandes empresas para o desenvolvimento de programas de capacitação de novos profissionais. É graduada pela Faculdade de Administração e Informática de Santa Rita do Sapucaí, em Minas gerais, pós-graduada em Análise de Sistemas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Neurociência e Comportamento pela PUC-RS.