C6 Bank volta a liderar ranking de reclamações do Banco Central

O Banco Central do Brasil divulgou hoje (20) o Ranking de Reclamações no 4º trimestre de 2021. O C6 Bank ocupou a primeira colocação entre as 15 principais instituições financeiras do país em volume de clientes com maior número de reclamações. No terceiro trimestre do ano passado o C6 Bank já ocupava essa posição, segundo os dados do BC.

O Nubank também mantém desempenho negativo para a sua imagem nesta relação. Não está claro, entretanto, se a instituição melhorou o seu contato com o público e reverteu em parte a situação, já que agora o Nubank ocupa a 14ª posição do ranking, quando no terceiro trimestre do ano passado estava na 10ª colocação. Ou se isso decorre do fato de alterações feitas pelo Banco Central na composição do ranking de reclamações, divulgando a partir de agora 15 instituição ao invés de apenas 10, como ocorreu no terceiro trimestre.

O Banco Central promoveu duas importantes mudanças no Ranking de Reclamações, formado a partir das demandas do público registradas em seus canais de atendimento. A primeira foi a inclusão das instituições de pagamento (IPs) autorizadas pelo BC entre os participantes do Ranking, que já contava com bancos e financeiras. As IPs têm se tornado cada vez mais relevantes no mercado, tanto em termos de produtos e serviços ofertados, quanto em razão do aumento crescente de sua base de clientes e das reclamações recebidas pelo BC.

A outra novidade foi o aprimoramento dos grupos do Ranking. O grupo “Top 10” foi alterado para “Top 15”, passando a incluir as 15 maiores instituições em número de clientes. O acréscimo de mais cinco entidades no grupo segundo a Autoridade Monetária, visa “evidenciar à sociedade um retrato mais completo do mercado atual, cada vez mais dinâmico”.

As principais reclamações contra o C6 Bank:

As principais reclamações contra o Nubank: