MVNO dos Correios, ligada ao Centrão, emitirá até R$ 925 milhões em debêntures para redes de fibras ópticas

Saiu hoje (19) no Diário Oficial da União a decisão do Ministério das Comunicações, de autorizar a empresa Surf Tech S/A, empresa do grupo Surf Telecom, emitir R$ 925 milhões em debêntures incentivadas para “implantação de rede de fibra ótica e infraestrutura de rede para telecomunicações”.

A Surf Telecom é a operadora móvel virtual (MVNO) que atende aos Correios desde o início do Governo Temer. Foi a escolhida para prestar o serviço, que começou na gestão do ex-presidente da ECT, Guilherme Campos, ligado politicamente ao PSD. A operadora na época chegou a contratar o apresentador Ratinho, para garoto-propaganda da operadora virtual móvel dos Correios.

Ratinho é o pai de Carlos Roberto Massa Júnior, o “Ratinho Júnior”, atual governador do Paraná e filiado ao PSD, partido comandado pelo cacique Gilberto Kassab. Na época, a direção dos Correios justificou a contratação do papai-comunicador de TV do governador do Paraná, por ele ter “forte penetração em diversas classes sociais”.

A Surf Telecom tem como dono o empresário Yon Moreira da Silva Júnior (foto principal), que já trabalhou nas diretorias da Telefônica e da Brasil Telecom. O empresário gosta de circular nos meandros da política em busca de negócios. Ele também chegou a tentar a compra da GameCorp, do filho do ex-presidente Lula, num movimento que acabou não logrando êxito.

O dinheiro, se Surf Telecom conseguir captar no mercado através da Surf Tech – coisa que não será tão fácil, pois ninguém empresta para projetos sem retorno – será aplicado na construção de redes de fibras ópticas nos Estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Tocantins e o Distrito Federal.

*A conferir.