Na queda de braços com o Ministério da Economia, prevaleceu o desejo do ministro Paulo Guedes. A Telebras, mesmo sendo uma empresa de capital aberto na bolsa, permanecerá “dependente” do Orçamento Geral da União em 2021.
Nesta condição, a empresas estatal perderá parte dos recursos que tem em conta e está bloqueada desde que o Ministério da Economia decidiu torná-la estatal dependente de recursos da União. Seu orçamento será de R$ 638 milhões, quando contaria supostamente em seus cofres com recursos da ordem de R$ 850 milhões.
Mas a empresa ainda poderá recuperar parte do dinheiro perdido, já que ainda contará com emendas de parlamentares e de bancadas federais, interessadas em capacitar financeiramente a Telebras para continuar tocando o projeto “Wi-Fi Brasil”. O projeto possibilita a instalação de antenas do satélite geoestacionário, para garantir um bom sinal de Internet em localidades remotas do país, onde o acesso à rede mundial de computadores ainda é precária ou inexistente.
*Por essa o ministro da Economia, Paulo Guedes, não esperava receber de troco, na disputa que travou com o ministro das Comunicações, Fabio Faria.