Diariamente as organizações vivenciam novos desafios e a tecnologia é uma forte aliada nesta evolução. Durante o período de isolamento, em questão de poucos dias, as empresas tiveram que se adaptar a uma nova realidade e colocaram seus funcionários em trabalho remoto (home-office), disponibilizando diversos equipamentos de TI e serviços sob a responsabilidade destas pessoas. A fim de gerenciar os recursos disponibilizados e evitar surpresas em seus custos, houve um aumento da demanda das empresas por soluções na nuvem que pudessem lhes auxiliar neste controle.
Uma das principais fornecedoras de software de gestão de telecom no Brasil, a Ativu, percebeu esta movimentação e rapidamente incorporou os ativos de TI à sua estratégia de atuação e, consequentemente, em seu software de gestão de custos. “Estamos sempre em busca de inovação do nosso software e serviços e, neste período tão difícil para todos, percebemos que podíamos ir além, uma oportunidade de ajudar nossos clientes a superar este desafio e se estruturarem para o novo normal”, segundo Ricardo Caldas, CEO da Ativu.
Um software de gestão de custos de TI oferece a capacidade de gerenciar todo o inventário disponibilizado aos funcionários através de emissão eletrônica de termos de responsabilidade, analisa e audita os serviços faturados mensalmente versus o contrato, monitora a utilização destes recursos e possibilita a otimização dos serviços disponibilizados, tudo isso com processos centralizados em uma única plataforma.
Desta forma, podemos tirar aprendizados em meio ao cenário de crise e incertezas que todos estamos vivendo. A necessidade da gestão dos custos de TI não é de agora e não deve ser somente neste período. A tecnologia tem sido cada vez mais solicitada e necessária em nosso dia a dia e promover uma gestão eficiente destes custos pode levar a sua empresa a ter benefícios futuros.
Sobre o TEMControle: Software para Gestão de Custos de Ativos de TI com capacidade para analisar contratos, faturas e inventário físico, além de centralização de processos, otimização dos recursos e auditoria das cobranças dos ativos. A nova versão 9.0 está preparada para gerenciar os custos de: licença de software, aplicação SaaS, servidor, desktop, laptop, roteador, impressora, periféricos, tablet, IoT, vestível, equipamentos em centro de dados, PABX, telefone, URA, celular, smartphone, SIM card e outros.