Volta e meia, o ministro das Comunicações, Fabio Faria, afirma que o programa WiFi Brasil (antigo Gesac – Governo Eletrônico, Serviço de Atendimento ao Cidadão), já instalou 14 mil pontos de Internet em áreas carentes do serviço. É fato, pois entre 2019 e 2021 o programa avançou, levando conexão de 10Mbps de velocidade para 13.930 estabelecimentos no país.
Porém, os números de conexões por estabelecimentos, não batem com o discurso do ministro. E algumas das conexões são questionáveis em relação a quem o serviço está sendo prestado gratuitamente pela Telebras.
Ontem (14), ao participar da abertura do Painel Telebrasil 2021, evento que reúne todo o setor de Telecomunicações, Fabio Faria voltou a comemorar os números do programa WiFi Brasil. O programa é executado pela estatal Telebras, que continua sem saber qual o seu futuro, pois o governo não é claro publicamente se pretende privatizá-la ou extingui-la. Também prometeu um Brasil conectado pelo 5G.
Fabio Faria também formalizou ontem uma parceria com o Banco do Brasil e o Sebrae, que permitirá a cobertura com o WiFi Brasil de 1,2 mil pontos de internet banda larga para cidades com pouca ou nenhuma conexão no país.
“O programa Wi-Fi Brasil já instalou mais de 14 mil pontos de internet, atendendo 10 mil escolas, 700 unidades de saúde e 400 aldeias indígenas. Estamos avançando na democratização de um serviço essencial”, afirmou o ministro das Comunicações.
Números do programa
Pelos dados obtidos por este Blog através da Lei de Acesso à Informação, já que o Ministério das Comunicações não disponibilizava em sua página na Internet, o total de conexões do WiFi Brasil neste governo alcançou a 13.930 pontos no país.
Deste total, 10.903 pontos foram instalados em estabelecimentos na zona rural e 3.027 nas áreas urbanas (escolas públicas, postos de saúde, pelotões de fronteiras, bibliotecas, aldeias indígenas, delegacias de polícia (incluindo federais, comunidades em geral).
Discrepâncias
Porém, ao contrário do que o ministro afirma, apenas 3.323 escolas estaduais e municipais têm conexão de 10Mbps do programa WiFi Brasil. Neste universo, são ao todo 3.010 escolas em áreas rurais e 313 em áreas urbanas.
Da mesma forma não foram encontrados nos dados do Ministério das Comunicações 700 pontos de Internet em postos e unidades de saúde. Pelos números, verifica-se que ao todo são 368, sendo 275 em áreas rurais e 94 em áreas urbanas.
De todo modo, apesar das declarações do ministro, o programa tem se mostrado eficaz e vem levando uma Internet com melhor velocidade do que o programa oferecia em outros governos.
Posto Policial, Delegacias: 40 pontos
Urbana: 34
Pelotão do Exército: 22 pontos
Rural: 4
Urbano: 18
Projetos em áreas indígenas: 389 pontos
Rural: 323
Urbana: 66
Bibliotecas: 149 pontos
Rural: 8
Urbana: 141
Uso indevido
Ao verificar as conexões de Internet do WiFi Brasil no Distrito Federal, por exemplo, qual foi a justificativa encontrada pelo Ministério das Comunicações ou a Telebras, para conceder a conexão gratuita para um frigorífico industrial, ao quartel do Regimento de Cavalaria de Guarda, ao Serviço de Inativos e pensionistas do 7º Distrito do Comando Naval, o Hospital Naval de Brasília, além do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações?
*Documento recebido por meio da LAI e analisado por este blog pode ser acessado em: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1sOXPZNih7_cOCzaKDxMV1ZpWh5jFVd9pwfa9W2ZVNPs/edit?usp=sharing
*Colaborou Alexandre Facciolla.
** Após a publicação desta matéria, redigida com base em informações fornecidas pelo próprio Ministério das Comunicações através de Lei de Acesso à Informação (LAI), a Assessoria de imprensa divulgou nota oficial contestando a reportagem no seguinte link: https://capitaldigital.com.br/mcom-garante-que-conectou-mais-escolas-com-o-wifi-brasil/