O presidente da Telebras, Jarbas Valente, fez um balanço dos resultados dos testes que vem sendo feitos pela empresa em 14 localidades do Brasil que não dispunham de Internet e ganharam uma antena do programa Wi-Fi Brasil. E informou ao ministro das Comunicações, Fabio Faria, que o programa lançado por ele já conseguiu gerar um tráfego de 800 Gigas de dados em 16 mil acessos feitos pela população local.
O Wi-Fi Brasil, antigo “Wi-Fi na Praça”, é um programa do Ministério das Comunicações em execução pela Telebras, que por meio do sinal do satélite Geoestacionário de Defesa e Telecomunicações (SGDC), cobre com Internet um raio de alcance de 200 metros, oferecendo Internet com 20 Mbps de velocidade aos usuários locais.
Velocidade muito superior que o precário 3G da telefonia móvel ou o 4G, quando a área é contemplada pelo sinal das operadoras.
O ministro Fabio Faria mostrou-se satisfeito pelo sucesso do programa e ressaltou a importância dele para áreas remotas do Brasil onde a falta de conectividade com a Internet ainda é uma triste realidade.