Trabalhadores do Serpro entram em greve no próximo dia 10

Após o fracasso das negociações trabalhistas que ocorreu em mesa de negociações realizada na última terça-feira, 11 regionais do Serpro decidiram aprovar em assembleia uma greve geral que está marcada para o próximo dia 10 por prazo indeterminado.

Deverão paralisar as atividades as regionais do Pará, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Piauí, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. Outras regionais ainda irão deliberar sobre a greve.

A direção da empresa só oferece no Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023 uma reposição salarial de 6,06%, que seria o correspondente à metade das perdas (12,03%), considerando o acumulado com o IPCA de maio.

Sem acordo, a última mesa de negociações somente conseguiu prorrogar o atual ACT por mais 30 dias. Nova mesa está marcada para o próximo dia 15 de agosto.

*Se o Serpro paralisar as suas atividades, o governo estará paralisado. Convém lembrar que nos dias 13 e 14 o governo digital esperava fazer uma manutenção técnica do login único do gov.br. E dependeria do apoio da estatal para isso.