Trabalhadores de escritórios reclamam da rotina diária nas empresas

Mais de dois terços (67%) dos trabalhadores de escritórios no mundo, consultados em uma pesquisa realizada pela UiPatch Inc. reclamaram da rotina no trabalho, que sentem que estão sempre fazendo as mesmas tarefas repetitivamente. De acordo com a pesquisa Office Worker Survey de 2021, em média, os entrevistados disseram que perdem quatro horas e meia por semana realizando tarefas que poderiam ser automatizadas.

A pesquisa da UiPath avaliou as opiniões dos trabalhadores de escritórios, que estão trabalhando em casa devido à pandemia de COVID-19, sobre como suas funções mudaram no ano passado e como eles enxergam a evolução de suas funções no futuro.

Do total, 68% dos entrevistados disseram que gostariam de ter mais tempo para estudar uma maneira de incorporar novas responsabilidades em suas rotinas diárias; e 58% acreditam que seus empregos não permitem que sejam tão criativos quanto gostariam.

Diante de muitas tarefas que demoram para serem concluídas, 59% dos trabalhadores de escritórios globalmente e 70% dos que estão nos EUA acreditam que não conseguem ajudar os clientes de forma eficiente. Quando questionados sobre as principais tarefas que gostariam de automatizar, os trabalhadores globais disseram:

  • E-mails (60%)
  • Inserção de dados/criação de bancos de dados (59%)
  • Agendamento de ligações e reuniões (57%)

“Não é surpresa que os funcionários estejam procurando maneiras de se sentir mais engajados no trabalho. A automação libera a produtividade e permite que se foquem em um trabalho significativo que seja criativo, colaborativo e estratégico”, comentou Tom Clancy, Vice-presidente Sênior de Aprendizagem da UiPath. “É fundamental que as empresas forneçam treinamento e acesso à automação e outras tecnologias digitais para conseguir que seus colaboradores tenham mais ânimo e energia”.

Automação

Na pesquisa, 40% dos entrevistados revelaram que seus empregadores aumentaram os investimentos em software de automação em 2021. Globalmente, um em cada quatro entrevistados disse que seus empregadores investiram em software de automação pela primeira vez, com os EUA apresentando o maior número de entrevistados em todas as regiões (36%). Índia e Cingapura tiveram as taxas mais altas de empresas que escalaram seus softwares de automação existentes, totalizando 51% e 44%, respectivamente.

A capacitação em automação

Houve uma melhora na performance no trabalho, segundo informam 44% dos entrevistados da pesquisa da UiPath. Eles receberam treinamento em automação no ano passado e, desses, 91% acreditam ter melhorado o desempenho. Nos EUA, 52% afirmaram ter recebido treinamento em automação e 94% disseram ter havido um aumento de sua performance no trabalho.

Ao refletir sobre suas carreiras futuras, 63% dos trabalhadores globais de escritórios consideram as habilidades de automação como críticas para seu desenvolvimento – um ponto de vista consistente em todas as faixas etárias e fases da jornada de carreira. Segundo eles, a transformação digital está mudando o futuro do trabalho – 65% dos entrevistados acreditam que é possível que seus empregos evoluam nos próximos 10 anos, e 76% dos trabalhadores acreditam que as capacitações oferecem segurança no emprego. Na avaliação de Tom Clancy, esses achados ressaltam a necessidade de treinamento para que os funcionários possam aproveitar o potencial da automação para melhorar seus fluxos de trabalho.

Capacitação

A maioria dos trabalhadores está aproveitando o momento de trabalho remoto para se capacitar: 82% dos trabalhadores indicam que aprenderam novas habilidades enquanto trabalhavam em casa durante a pandemia, e mais da metade (55%) relatam que suas habilidades melhoraram durante esse período.

Setenta e dois por cento dos entrevistados se sentem mais confiantes em sua capacidade de realizar seus trabalhos hoje do que no início da pandemia – uma constatação que 63% dos trabalhadores de escritórios atribuem ao aprendizado de novas habilidades.

Treinamento

Os funcionários acreditam que seus empregadores devem oferecer treinamento em tecnologias digitais: o treinamento beneficia a retenção de funcionários – 84% acreditam que quando os empregadores se comprometem a melhorar as habilidades tecnológicas dos funcionários, a empresa como um todo melhora, e 73% dos funcionários disseram que estariam mais dispostos a continuar trabalhando em uma empresa que lhes ofereça oportunidades de treinamento para aprender novas habilidades ou aprimorar ainda mais suas habilidades atuais. Dois de três trabalhadores disseram que fizeram um curso ou aprenderam uma nova habilidade em seu tempo pessoal para usar em seus empregos.

A pesquisa Office Worker Survey de 2021 foi aplicada para verificar como as oportunidades para capacitação são levadas em consideração nas atitudes dos funcionários em relação aos seus empregos – incluindo quais habilidades os funcionários de escritórios mais queriam desenvolver em suas carreiras. Foram entrevistados 4.500 funcionários de escritórios nos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Índia e Cingapura em março de 2021.

*Fonte: Assessoria de Imprensa.