Começou a chantagem contra a regulamentação da Anatel para a identificação de chamadas do telemarketing ativo com o prefixo 0303. Em nota oficial a Feninfra – Federação Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática – alega que a medida afetará negativamente o setor e, pasmem, até os “clientes”. O regulamento da Anatel, bem vindo, por sinal, começou a valer no último dia 10 de março para as empresas que atuam na telefonia móvel. As fixas ocorrerá em julho.
“A Anatel tem um objetivo correto, já que pretende disciplinar o serviço, mas pode gerar uma séria crise nas empresas do setor, caso o trabalho dos atendentes de telemarketing se torne inviável com a recusa dos clientes em atender as chamadas. Em contrapartida, há o risco de chamadas importantes serem rejeitadas previamente, sem levar em conta a importância do teor, gerando um prejuízo imenso aos próprios usuários”, explica Vivien Suruagy, presidente da Feninfra.
Alguém pode me dizer que “prejuízo” teve ao não receber uma chamada de telemarketing ou qual foi a chamada relevante que já recebeu delas? Bacana, agora eu sou obrigado a me aporrinhar com o telemarketing, para garantir a empregabilidade no setor.
E o choro prossegue: “O Brasil precisa gerar empregos, sobretudo em setores que usam mão de obra intensiva. É preciso encontrar soluções que não piorem a questão do desemprego no País”, destaca.
Um dos setores que mais vem precarizando as relações do trabalho, vive envolvido com problemas de assédio moral, emprega mão de obra que deveria estar estudando e além de tudo irrita usuários de serviços de telefonia fixa com constantes e indevidas ligações, agora vem reclamar de uma das melhores regulamentações já feita pela Anatel?
*Que as empresas que não queiram se adequar às novas regras saiam do mercado, fiquem apenas aquelas que sejam cumpridoras da regulamentação. Mas se todos resolverem fechar as portas, o país agradece.