A Polícia Federal iniciou uma investigação nesta quarta-feira com o objetivo de confirmar se houve de fato um ataque hacker contra o SEI – Sistema Eletrônico de Informações. “O sistema é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministérios e dois outros órgãos. Não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR. As equipes de TI já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível”, informou em nota oficial o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
Um alerta aos órgãos chegou a ser emitido pelo MGI contendo orientações sobre como proceder em função do sistema ter sido retirado do ar.
O SEI atende nove ministérios: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Ministério da Fazenda (MF), Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Ministério da Previdência Social (MPS), Ministério da Igualdade Racial (MIR), Ministério das Mulheres (MMulheres).
Não há previsão de quando o serviço estará efetivamente normalizado e nem tampouco se a PF confirmará ou não um ataque hacker.