Sextorsion: carência e excesso de confiabilidade são pontes para o golpe

Por Camilla Lemke* – O sextorsion, que a partir do nosso bom Português é a “extorsão sexual”, representa um tipo de golpe que faz vítimas todos os dias, principalmente quando pessoas, muitas vezes motivadas pela carência, pela necessidade de arrumar um parceiro(a), ter um relacionamento ou situação semelhante, se cadastram em aplicativos que tem essa finalidade.

Essas aproximações, podem também ocorrer através de redes sociais, quando as conversas vão ficando mais íntimas e, em grande parte das situações, são marcados encontros sexuais. Através das conversas por serviços de mensagem, há troca de nudes entre as pessoas envolvidas, e a partir daí, uma das partes se utiliza de má intenção, mostrando sua falta de caráter e começa a extorquir o outro lado, pedindo quantias relevantes para não divulgar fotos e vídeos que foram compartilhados.

Por isso, é necessário ter cuidado ao se “relacionar” pela Internet ou por qualquer outro meio, porque, como a maioria sabe, a grande rede é um terreno fértil de utilidades, conhecimento, informações e também de muitas práticas nefastas.

Sendo assim, é importante não ceder a chantagens, caso tenha sido vítima de golpes de extorsão, mediante ameaça de exposição do material compartilhado.

Portanto, se você confiou em alguém, e a pessoa fez pouco caso da sua boa fé, procure uma Delegacia de Repressão a Crimes de Internet, para registrar ocorrência.

*Camilla Lemke – Bacharel em Ciências Econômicas, MBA em em Gestão Financeira pela FGV, MBA em Jornalismo Digital pela Estácio, Curso de Criminologia pelo Centro Educacional Sete de Setembro.