Serpro recua e cancela edital direcionado para escolha de parceiro da Softplan

Após três empresas apresentarem impugnações ao edital e o TCU cobrar informações, o Serpro decidiu cancelar a chamada pública para escolha de um parceiro para “Solução SaaS Gestão de Processos Digitais”. O edital estava flagrantemente direcionado para a empresa 1Doc Tecnologia, que faz parte do grupo Softplan.  

Um novo edital deverá ser elaborado pela estatal, que assegure a concorrência entre as empresas., de acordo com a autorização emitida pelo Superintendente de Inteligência de Negócio da Diretoria de Relacionamento Com Clientes, Alexandre Seabra Melo Fernandes.

Este blog publicou na edição do dia 30 de setembro a informação de que havia um claro sinal de direcionamento na escolha de um parceiro para atender prefeituras municipais e órgãos publicos de todo o país.

A decisão de Seabra de cancelar o edital e informar que um novo processo deverá ser aberto ocorreu no dia 3 de outubro, após ter recebido na véspera um pedido feito pelo presidente da Comissão Especial de Chamamento Público, Leandro Moreira da Silva.

“Ao longo da execução do Edital de Chamamento Público nº 0780/2024, foram recebidas 04 (quatro) impugnações que, em síntese, pedem que sejam realizados ajustes no conteúdo do Chamamento Público com o objetivo de ampliar a concorrência. Esta Comissão Especial avalia que as fundamentações apresentadas se mostram aptas a ensejar, ao menos, a reforma parcial do Instrumento Convocatório e, por isso, recomenda o seu cancelamento para tratamento das contribuições e sugestões apresentadas”, declarou Leandro no seu pedido, além de informar que estavam recebendo uma cobrança dos auditores do Tribunal de Contas da União, que desejavam saber se o Serpro tomaria ou não alguma providência após as denúncias.

*Os detalhes estão na reportagem do dia 30 de setembro.