Ao tomar posse hoje (04) como novo Ministro do Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, citou os principais setores industriais que terão atenção redobrada pelo governo, em virtude da fragilidade do país na produção, o que o torna refém do mercado internacional. Dentre eles Alckmin falou da indústria de semicondutores, que devido à pandemia da Covid-19 e sucessivas disputas geopolíticas na Ásia, isso vêm causando o desabastecimento de componentes eletrônicos em todo o mundo.
Trata-se do primeiro discurso de um integrante do novo governo considerando a hipótese de dar prioridade ao setor, num momento em que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação já bateu o martelo pela reversão do processo de extinção da Ceitec S/A, única fábrica voltada para a produção de chips na América Latina.
Outros setores também deverão ganhar relevância, em virtude da guerra na Ucrânia. Alckmin citou a indústria de fertilizantes dentre as preocupações do novo governo. O novo ministro/vice-presidente disse que o governo sentará com os representantes da indústria para definir estratégias que possam contribuir para serem superadas as dificuldades de cada cadeia produtiva em troca do crescimento setorial, redução/substituição das importações.
Foto Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil.