De acordo com o levantamento “Streaming 2022”, feito digitalmente com 1.106 brasileiros pela Hibou – consultoria especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo – num universo de 71% dos brasileiros que afirmam terem assinado serviços de streaming de vídeos pela internet; mais da metade, 52% acabou cancelando o serviço por medida de economia, ou por não ficar satisfeito com relação ao custo/benefício.
O corte de gastos seguiu os seguintes porcentuais: Netflix (24%), GloboPlay (23%), Amazon Prime Video (15%), Telecine Play (14%), Disney+ (13%), HBO MAX (6%).
Os principais motivos encontrados na pesquisa foram: 24% ficou caro demais pagar a mensalidade; 23% acha que o custo x benefício não vale a pena; 15% sentiram falta de lançamentos; 12% apontaram catálogo com poucas opções ou títulos que não agradaram; 11% trocaram por outro serviço; 6% compartilharam uma experiência ruim na plataforma; e 4% passaram a integrar o “plano família” de outra pessoa.
O levantamento também verificou as duas plataformas com maior numero de assinantes: 91% assinam ou assinaram Netflix, 53% Amazon Prime Video. As demais plataformas mais procuradas foram: GloboPlay (30%); Disney+ (26%); HBO MAX (20%); Telecine Play (13%); YouTube Premium (9%); Star+ (8%); Paramount+ (6%); AppleTV (4%).