Com a nova regulamentação feita pelo Banco Central no último dia 4 de maio, consumidores poderão ter acesso a melhores condições de crédito, o que afetará todo o sistema financeiro do Brasil. Mas há uma nítida queda no consumo provocada pelo confinamento. isso é bom para as fintechs? Há controvérsias.
Conversei com Bruno Diniz sobre como as fintechs, bancos tradicionais e os desbancarizados estão atuando em meio à pandemia do Covid-19. Bruno é especialista em fintech pela Financial Data and Technology Association (FDATA) e autor do recém-lançado livro “O fenômeno fintech”.
Também é cofundador da Spiralem, consultoria especializada em inovação para o mercado financeiro e professor no curso sobre fintechs na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e no MBA da Universidade de São Paulo (USP ESALQ). Durante três anos também ocupou o cargo de Head do Comitê Fintech da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).
Para ele, o Brasil terá de criar instrumentos de estímulos financeiros para as fintechs, que também estão sendo prejudicadas com a pandemia. Assistam: