Este blog recebeu a notícia que deu pau a migração feita no sábado pelo Serpro para levar o serviço de login da plataforma Gov.br para a nuvem da AWS (Amazon Web Services). E durante o dia de hoje o acesso praticamente teve problemas para os usuários dessa rede governamental, ao ponto de uma mensagem chegar a ser publicada (imagem acima) inicialmente indicando que a situação é crítica.
Praticamente em todo o país as empresas não puderam se logar no Gov.br para participar, por exemplo, dos pregões eletrônicos em andamento. O caos se instalou no mercado e teve pregoeiros que suspenderam a disputa diante do problema, como no caso do TRF3 – Tribunal Regional Federal da Terceira Região.
A migração do Gov.br do Serpro para a AWS foi uma decisão tomada pela Secretaria de Governo Digital (SGD) à revelia da estatal, que desde o início prestava o serviço com qualidade e confiabilidade. Mas, como neste governo só empresa multinacional provedora de nuvem é quem presta, o resultado está aí.
O erro 403 é conhecido como uma falha de arquivo ou permissão de acesso e ocorre quando tentamos acessar um site ou endereço, mas não temos a permissão para realizar este acesso. O servidor não reconhece ou nega a entrada no site. Isso levou ao Serpro a abrir uma “sala de crise” para reavaliar o que fazer.
Notícias preliminares dão conta que o processo de migração está suspenso até segunda ordem e o acesso à plataforma Gov.br deverá voltar para o credenciamento pelos servidores da estatal.
Essa migração, que já está sendo investigada pelo Tribunal de Contas da União, sob a ótica da segurança da informação e a proteção de dados do cidadão brasileiro, agora ganha novos contornos sobre o custo x benefício.