Dois nomes disputam duas vagas ao Conselho Diretor da Anatel. E eles já estão com a presidenta Dilma. Falta saber agora quem ela escolherá primeiro, já que o segundo candidato somente entrará para a agência em novembro, quando houver a saída do conselheiro Marcelo Bechara.
O primeiro candidato é o ex-senador, Anibal Diniz (PT), que conta com o apoio do governador do Acre, Jorge Viana. Nas últimas semanas Diniz tem praticamente surfado sozinho entre os nomes preferenciais para o conselho da agência.
Mas, recentemente o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), decidiu entrar no circuito para emplacar o seu apadrinhado político.
O nome é do Advogado Otávio Luiz Rodrigues Junior, que já trabalhou no Ministério das Comunicações como Consultor Jurídico, na gestão de Eunício. Atualmente é Professor Doutor de Direito Civil da Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo, onde também leciona no Programa de Pós-Graduação em Direito. Ao lado do Professor Titular Ignacio Poveda de Velasco, é pequisador-líder do grupo de pesquisa “Direito Privado Contemporâneo e Reforma Legislativa”.
Mesmo que fique a impressão de que o nome que não emplacar agora a Anatel acabou perdendo a disputa, há ‘males’ que podem vir para bem. Aquele que assumir a vaga deixada pelo conselheiro Jarbas Valente agora, terá quatro anos de mandato. Já o que tiver de esperar a saída de Marcelo Bechara, em novembro, assumirá uma vaga de conselheiro da Anatel pelos próximos cinco anos.
*Façam suas apostas.