Nokia joga pesado pela rede privativa 5G do governo

O ministro finlandês Ville Skinnari, da Cooperação para o Desenvolvimento e Comércio Exterior, desembarcou em São Paulo disposto a dar uma forcinha para a Nokia ser a fornecedora de infraestrutura da rede privativa 5G do governo.

Nenhum outro país tem demonstrado tanto interesse na construção dessa rede como a Finlândia. Ville Skinnari se reuniu, em São Paulo, com o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom), Artur Coimbra.

Oficialmente o encontro serviu para o governo finlandês se dizer disposto a “apoiar a realização de pilotos do 5G Standalone (SA) no Brasil para demonstrar o uso da tecnologia e para permitir também a expansão para outras regiões da América Latina”, conforme destacou em nota oficial o secretário de Telecomunicações, Artur Coimbra.

Mas no mercado o interesse é específico: a rede privativa. Resta saber como a Nokia irá desbancar em preço os equipamentos da chinesa Huawei. E como o governo irá interferir numa iniciativa que é privada, já que cabe às operadoras escolherem o melhor fornecedor para implementar uma infraestrutura de rede.

*Com a palavra o GSI da Presidência da República.