Por Dale Tutt – Ninguém está preparado para enfrentar uma pandemia ou qualquer crise nesse sentido quando ela chega. Mas a atual pandemia expôs falhas estruturais na forma como fazemos negócios, pois nos forçou a adotar um modelo de colaboração remota massiva.
Quando isso aconteceu, as empresas do setor A&D (aeroespacial e de defesa) que já haviam começado o seu processo de digitalização para melhorar o desenvolvimento de produtos e se tornar mais ágeis e introduzir automação e rastreabilidade em sua organização descobriram que também haviam reduzido seu perfil de risco. A digitalização permitiu a rápida evolução e adaptação dessas empresas. E a pandemia apenas acelerou sua transformação enquanto se preparavam para a recuperação futura.
A digitalização capacita as empresas a inovar e, ao mesmo tempo, abordar as tendências mais complexas que atinge o setor atualmente. Para ilustrar os benefícios da digitalização, vamos analisar as inovações que ocorrem no segmento de mobilidade aérea urbana (UAM – urban air mobility). Além das grandes organizações, há muitas startups competindo para ser a primeira em UAM. Não há dúvida de que a digitalização será a principal vantagem competitiva para levar ofertas comerciais viáveis ao mercado.
Gêmeo digital abrangente
A plataforma UAM representa desafios únicos de projeto e manufatura e consiste de várias disciplinas e funções, todas interagindo simultaneamente. As equipes de projeto e engenharia precisam entender soluções de múltiplos domínios, que exigem interações complexas. Um gêmeo digital abrangente, com simulação avançada multidisciplinar, fornece dados importantes sobre como os atributos e domínios específicos do produto interagem uns com os outros no sistema geral interconectado.
O gêmeo digital acelera o processo do projeto, permitindo a simulação e otimização de todos os aspectos de UAM antes de obter o protótipo físico definitivo. Por exemplo, a mecatrônica da decolagem e pouso verticais pode ser totalmente modelada, simulada e analisada para garantir a abordagem mais eficaz mesmo com cronogramas de projeto apertados. As interações entre as áreas de mecânica, elétrica e software podem ser totalmente exploradas e refinadas sem criar um modelo físico.
Igualmente importante é o thread digital que dá origem ao gêmeo digital do ambiente de produção, permitindo inúmeros processos de dados em vários domínios ou sistemas.
Manufatura digital com aditivos
A UAM precisa de processos leves para economizar combustível/bateria sem sacrificar a integridade estrutural. Além disso, muitos sistemas de UAM terão configuração personalizada, então as tecnologias aditivas serão essenciais na manufatura de UAM. O thread digital da manufatura aditiva permite que as empresas implementem aditivos com sucesso em escala industrial para projetar e produzir estruturas ideais. O resultado disso é que as empresas terão a confiabilidade e a rastreabilidade que o setor aeroespacial exige e os processos de manufatura poderão se adaptar rapidamente aos requisitos em constante evolução ou às otimizações de projeto do cliente. A flexibilização aumenta enquanto o tempo dedicado e os custos diminuem.
Colaboração remota para obter alcance máximo
E breve, a UAM surgirá como um meio de transporte legítimo em nossos centros urbanos. Para garantir a conformidade com os requisitos do cliente, as leis locais e questões regulatórias, um ambiente 3D imersivo pode reunir as equipes de projeto de vários locais para realizar análises de projeto como parte da colaboração em tempo real. O ambiente 3D imersivo também permite que as empresas explorem alternativas de projeto de maneiras inéditas, tudo no conforto do escritório em casa.
Realidade aumentada (RA) no chão de fábrica
Como a força de trabalho de manufatura das empresas de A&D responde às mudanças globais de demografia e pressões de custo, os trabalhadores devem ter a capacidade de acelerar rapidamente e assumir novas tarefas. Isso é particularmente importante no mercado emergente de UAM, onde a força de trabalho precisa construir as coisas da maneira certa já na primeira vez para ganhar e manter vantagens competitivas. A digitalização permite que as equipes de projeto substituam desenhos 2D e instruções de trabalho por realidade aumentada 3D, reduzindo a curva de aprendizado para aumentar a produtividade.
Preparando-se para o futuro com a empresa digital hoje
Resumindo: a digitalização traz benefícios ao promover maior produtividade, inovação e flexibilidade tanto no projeto quanto na manufatura. Agora é possível levar novos produtos ao mercado com mais rapidez e obter mais lucro no processo. Além disso, você também estará pronto para reagir e se adaptar rapidamente à próxima crise que, assim se espera, nunca mais acontecerá.
Estou ansioso para saber de você.
*Dale Tutt é vice-presidente do setor aeroespacial e de defesa da Siemens Digital Industries Software. Ele é responsável pela definição da estratégia geral da Siemens Digital Industries Software para o setor aeroespacial e de defesa, usando os requisitos específicos do setor para criar soluções aos clientes do setor aeroespacial e de defesa. Seu trabalho envolve as soluções do portfólio Xcelerator da Siemens, que possibilita a transformação digital do setor. Dale tem mais de 30 anos de experiência em projetos de engenharia, desenvolvimento e liderança em programas no setor aeroespacial.