Artigo publicado na Internet Society com o título “Where Are the Internet Networks?” (Onde estão as redes de Internet?), coloca ao Brasil como o segundo país em concentração de redes de Internet no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.
O artigo traz um ranking dinâmico elaborado pela entidade muito interessante, que mostra a evolução das redes de Internet no mundo entre os anos 1983 a 2021. É impressionante ver o crescimento da rede brasileira, vale conferir.
E o mais importante foi a menção honrosa feita pela entidade ao trabalho do Nic.br ao longo deste período, que levou o país a ganhar o prestígio internacional:
“O grande e rápido crescimento nas designações para operadoras de rede brasileiras é uma prova do trabalho árduo do NIC.br , que forneceu treinamento extensivo na criação de rede, reduziu as barreiras administrativas para obter designações de números de rede e incentivou a interconexão de rede em seus pontos de troca de Internet (IXPs )”.
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br foi criado para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da Internet no País, segundo sua própria definição em sua página oficial.
*Talvez isso possa explicar o motivo do Ministério da Economia suspeitamente andar interessado em demolir o Nic.br para favorecer a algum espertalhão no mercado de atribuições de domínios na Internet brasileira.
O artigo e os gráficos você pode acessar neste link.