Ministério da Justiça regulamenta o visto para trabalho dos “nômades digitais”

Imigrante sem vínculo empregatício no país poderá trabalhar para empregadores estrangeiros através do home office e da Tecnologia da Informação. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (24) pelo Conselho Nacional de Imigração, do Ministério da Justiça, que regulamentou a concessão de visto temporário e autorização de residência aos chamados “nômades Digitais”.

Para o Secretário Nacional de Justiça e presidente do colegiado, José Vicente Santini, a regulamentação atende tendência mundial e contribui, inclusive, com o setor de turismo. “A remuneração dos nômades digitais é de origem externa, e os recursos trazidos por esses imigrantes movimentam a economia nacional. Esse é um passo importante para que o Brasil promova um dos modelos mais modernos de trabalho”, afirmou

O visto temporário deverá ser requerido em qualquer repartição consular brasileira no exterior, com a apresentação dos documentos previstos na resolução, como seguro saúde válido no território nacional e a comprovação de condição de nômade digital. O imigrante que se encontre em território nacional poderá apresentar pedido de autorização de residência ao Ministério da Justiça pelo Sistema MigranteWeb.

Em ambos os casos, a comprovação da condição de nômade digital deverá ser feita com a apresentação de contrato de trabalho ou de prestação de serviços, entre outros documentos que demonstrem vínculo com empregador estrangeiro. Além disso, é necessário comprovar meios de subsistência no Brasil.

* Com informações da Agência Brasil