Minicom também aprova manual para “Otimização de SEO e Mecanismos de Buscas” do portal gov.br

Nesta portaria há uma nítida preocupação do governo em se mostrar para a opinião pública de acordo com a sua narrativa. O manual terá por objetivo posicionar melhor os 1.600 sites de governos integrados no portal gov.br, através de resultados orgânicos de buscas (Search Engine Optimization – SEO). E garantir que eles “potencialmente obtenham mais acessos”.

O manuel dará dicas como:

– atentar-se para a forma como os usuários podem chegar ao site em questão, considerando os termos que podem ser buscados e a associação deles aos conteúdos presentes na página web;

– planejar o conteúdo, de forma a oferecer informações e serviços assertivos;

– otimizar a performance do site, tornando-o mais rápido, organizado e segmentado.

Links Patrocinados

Foco de constantes atritos com a oposição, pois foi constatada a publicidade governamental paga em páginas que governo nenhum do mundo recomendaria, o manual tem por objetivo estimular estratégias de SEO de forma atingir um crescimento orgânico, que dispense o pagamento para “aparecer” bem para os internautas, graças ao rastreamento de páginas novas constantemente adotado pelos buscadores como o Google. E traz as seguintes recomendações de “boas práticas”:

– Vincule a página à outra que já seja conhecida pelo Google. Mas fique atento: links provenientes de anúncios ou inseridos de forma paga não serão seguidos.

– Em caso de rastreamento de uma única página, priorize sua página inicial. Para o Google, ela é a mais importante do site.

– Verifique se sua página inicial está vinculada às demais, gerando um eficiente sistema de navegação.

Indexação

O manual também traz recomendações para adoção de estratégia que vise dar aos buscadores uma melhor análise do conteúdo, através de informações relevantes que são colhidas no rastreamento baseados em títulos, cabeçalhos e tags de uma página. As “boas práticas” de indexação, segundo o manual, são as seguintes:

– Crie títulos curtos e relevantes

– Utilize cabeçalhos que expressem fidedignamente o conteúdo da página

Confira as demais dicas contidas na íntegra desta Portaria.