O ex-presidente do Serpro, Marcos Vinícius Mazoni, foi nomeado hoje (17), diretor de Tecnologia da Informação da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Convidado pelo presidente da instituição, Marcio Pochmann, ele irá substituir a Carlos Renato Cotovio.
Como novo diretor Mazoni terá a missão de organizar as bases de dados do IBGE para garantir ao governo um forte instrumento na elaboração de políticas públicas pelo Ministério do Planejamento. Também deverá estreitar os laços de parcerias com as “GovTechs”, no sentido de obter maior escala na mineração dos dados que serão voltados para a execução dessas políticas públicas.
Mazoni presidiu o Serpro no Governo Lula 2 e permaneceu no cargo por nove anos. Sua passagem pela estatal deu à ela o protagonismo de ser a melhor empresa de Tecnologia da Informação do governo federal.
Papel que hoje, com a presença de Alexandre Amorim na presidência, tem ficado em segundo plano. A empresa vem sendo ofuscada pela Dataprev, que virou o braço tecnológico de Esther Dweck no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, para a execução da Transformação Digital no governo.