Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Muito menos três vezes e ainda mais um terceiro raio caindo num espaço tão curto de tempo, de apenas uma semana.
Mas o presidente Lula voltou hoje a falar na Suíça, durante o Fórum da Coalizão Global pela Justiça Social, da Organização Internacional do Trabalho, sobre criação de uma Inteligência Artificial para “concorrer com os grandes players do mercado”.
E desta vez tocou numa questão que até então não sabia que Lula já estava antenado com o assunto: monetização de dados.
No Brasil, além de estarmos discutindo Inteligência Artificial por todos os canais disponíveis, já temos um projeto de lei tramitando na Câmara dos Deputados desde o ano passado tratando sobre o tema da propriedade na monetização de dados. Projeto de autoria do deputado Arlindo Chináglia (PT-SP), inspirado na proposta da empresa DrumWave Inc., do brasileiro André Vellozo.
Por enquanto o projeto dorme tranquilamente nas mesas de quatro comissões (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJC; Comissão de Defesa do Consumidor -CDC; Comissão de Finanças e Tributação -CFT e Comissão de Comunicação -CCOM).
*Quem será que anda brifando Lula, deixando o velhinho afiado e falando em “revoluções mundiais” no campo da Tecnologia? 👀