Rodney Repullo* – Uma recente pesquisa global sobre mercado de plataforma de desenvolvimento de baixo código (low code) ResearchAndMarkets sinalizou o aumento da demanda por digitalização de negócios e necessidade de menos dependência de profissionais de TI que impulsionam o crescimento.
Esta preocupação com a falta de profissionais de TI no mercado tem sido uma constante justificável, principalmente porque a velocidade com que as tecnologias avançam e os negócios se transformam, as organizações necessitam pensar em como contratar e manter o número de profissionais de TI necessários para a garantir a entrega contínua da digitalização dos seus processos de negócios e criação de aplicações de software que possam atender às suas demandas gerenciais.
Este estudo prevê um aumento acima de 30% nos investimentos no desenvolvimento low code e uma das principais razões para isso seriam as mudanças impostas pela pandemia da Covid-19, que levou as organizações a adotarem o trabalho remoto e aumento das atividades de comércio e prestação de serviços online, o que levaram a um aumento elevado da demanda por aplicativos para computadores e dispositivos móveis que entregar uma infinidade de serviços,desde o entretenimento, ensino remoto, entrega de produtos, entre outros.
O uso das plataformas de desenvolvimento low code está contribuindo para que as empresas – sejam elas iniciantes no mercado (startups) ou tradicionais – possam criar seus aplicativos móveis e sistemas para atender às novas demandas operacionais e de negócios, o que justifica esta estimativa de crescimento apontado por esta pesquisa da Research And Markets. Estas plataformas permitem – que mesmo com pouco conhecimento de programação – sejam criados aplicativos e softwares, com sua abordagem de simplificação da alta complexidade da atividade de programar.
Mesmo antes da pandemia, o aumento da transformação digital já vinha impulsionado o mercado de low code e as empresas de todos os segmentos estão cada vez mais fazendo uso desta abordagem para reduzir seu tempo e custo de desenvolvimento de software Com isso surge uma nova categoria de profissionais, o de desenvolvedores cidadãos. Ou seja, desenvolvedores que podem ser qualquer pessoa que não seja um nativo desenvolvedor de sistemas a criar sistemas de software e conseguir agregar um nível de conhecimento de negócios acima da média do que um tradicional codificador consegue agregar.
As vantagens do low code são inúmeras
A pesquisa também destaca que esta projeção de crescimento do desenvolvimento low code está baseado na capacidade das plataformas dedicadas a esta abordagem de oferecer maior escalabilidade e, quando executado na nuvem, oferece acesso a dados 24 horas por dia, 7 dias por semana e redução de investimentos em TI.
Os analistas da Research And Markets estimam que nos próximos anos as pequenas e médias empresas (PMEs) se tornarão mais relevantes no mercado de fornecedores de plataformas de desenvolvimento low code, pois a proposta de redução de despesas e entrega mais rápida de aplicativos é ideal para que empresas de menor porte obtenham sucesso de mercado.
Ainda de acordo com os analistas, o setor de TI tem sido o maior usuário de low code, mas a tendência é que mais e mais empresas não tecnológicas adotem esta abordagem devido à facilidade que estas plataformas proporcionam, com custos financeiros menores e menor dependência de profissionais mais experientes.
Não apenas no futuro, mas hoje mesmo é visível notar o aumento da demanda por serviços, como integração e implantação de plataforma de desenvolvimento low-code, treinamento, consultoria e atualizações, aumentará mais rapidamente do que para as próprias soluções. O low code em expansão é um bom negócio tanto para os profissionais de TI quanto para as empresas no geral.
*Rodney Repullo – CEO da Magic Software Brasil.