Essa foi a conclusão da pesquisa “Onde fabricar? Análise global do custo de fazer negócios” (Where to manufacture? Global analysis of the cost of doing business, em inglês), conduzida pela KPMG. A metodologia da análise aplicada envolve fatores que afetam diretamente os resultados de uma empresa (custos primários) e os que têm impactos indiretos no seu funcionamento (custos secundários).
O Canadá tem o menor custo total entre as regiões analisadas. Os mercados da Ásia-Pacífico também têm bom desempenho, liderados por Taiwan, Coreia do Sul e Malásia, ocupando, respectivamente, o segundo, o terceiro e o quarto lugar. Os Estados Unidos e o Reino Unido estão empatados na quinta colocação do ranking.
De acordo com o ranking, os índices atribuídos são os seguintes: Canadá (2,54), Taiwan (2,63), Coreia do Sul (2,65), Malásia (2,67), Estados Unidos (2,69), Reino Unido (2,69), Alemanha (2,74), Suíça (2,77), Irlanda (2,77), França (2,83), China (2,84), Itália (3,00), Japão (3,26), México (3,33), Vietnã (3,46), Índia (3,49) e Brasil (4,20).
“A pesquisa evidencia que o custo para fazer negócios precisa ser analisado minuciosamente pelas empresas do setor industrial. Além disso, mercados tradicionais de baixo custo, como México, Índia, China e Brasil, apresentaram custos de fazer negócios acima da média, quando consideramos os fatores secundários e seus impactos”, afirma Luiz Sávio, sócio-líder de Manufatura Industrial da KPMG no Brasil.
*Imagem extraída do site Perfil Maq.