O PSB conseguiu emplacar para a Câmara Distrital, o ex-secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Digital do Ministério da Ciência e Tecnologia, Joe Valle. Ele será o representante da bancada socialista na política do DF.
Joe Valle foi o protagonista de um dos fatos políticos mais pitorescos na capital federal. No dia 25 de novembro de 2009 ele deixou a secretaria do MCT para se tornar presidente da Emater-DF.
A convite do governador José Roberto Arruda, o socialista Joe Valle chegou a tomar posse no cargo afirmando que seria o “Zelador da terra”. Estava configurada, naquela data, uma aliança do PSB com o DEM, no Distrito Federal, não me perguntem como.
Porém…
No dia 27 de novembro a Polícia Federal acabou com a farra do Governo Arruda, ao deflagrar a Operação Caixa de Pandora. Preocupados com a repercussão política, os “socialistas” trataram de abandonar o ‘panetone” em forma de Emater.
E Lá se foi Joe Vale para o limbo político, mas não por muito tempo.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, condoído com a má sorte do “zelador da terra”, tratou de convidar Joe Valle para voltar a ocupar a mesma secretaria que deixou no MCT. E foi rapidinho. Joe tomou posse no dia 8 de dezembro de 2009.
Depois dessa meteórica carreira de secretário/zelador, Joe Valle se lançou de corpo e alma na campanha política do DF. E agora conseguiu uma vaga de deputado Distrital (equivale ao deputado estadual) com 13.876 votos.