Esse site decidiu fazer a propaganda de graça das outras empresas, que não gozam de tanto “carinho” da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia. Elas também disponibilizaram ferramentas para ajudar a população em home office a enfrentar o período de confinamento em virtude da pandemia do Coronavírus.
Amazon
A empresa está fornecendo livros de graça na versão Kindle. Qualquer pessoa pode baixá-lo para ler no dispositivo que quiser. Livros sobre sociologia, educação, psicologia, política entre outros.
Claro
Canais liberados de TV por assinatura e Rede Wifi pública, para clientes ou não. Basta assistir aos vídeos informativos do Ministério da Saúde/SUS sobre Coronavírus.
IBM
» IBM DigitalEdu: Uma plataforma gratuita online que contém uma série de vídeos curtos feitos com especialistas da IBM em diferentes tecnologias, distribuídos em duas temporadas. Na primeira, o programa apresenta de forma fácil o conceito de áreas como Inteligência Artificial, Cloud, Data Science entre outros, além de especialistas falando sobre essas profissões. Na segunda o aluno é capaz de seguir vídeos e aprender por exemplo como construir o seu próprio assistente virtual. Confira a plataforma neste link.
» IBM Academic initiative: Portal gratuito para instituições acadêmicas. Com o foco em professores e alunos de instituições de ensino superior, o programa disponibiliza uma infinidade de recursos com alto valor no mercado de forma gratuita. De Cloud, Inteligência Artificial até CPLEX e SPSS, um software que oferece análise estatística avançada e material instrucional de como conseguir certificados reconhecidos pela IBM. Acesso para o ambiente online neste link.
SAP
» A SAP está liberado para todas as empresas, incluindo as que não são clientes, o acesso à Ariba Discovery, a maior rede de negócios do mundo, com 4 milhões de fornecedores em mais de 190 países. As empresas também podem acessar gratuitamente por seis meses o nível premium da ferramenta de monitoramento de viagens TripIt, que é parte de SAP Concur. Por meio dela, o usuário que ainda precisar viajar é alertado em tempo real sobre mudanças e cancelamentos. A solução Remote Work Pulse da Qualtrics também está aberta para apoiar o trabalho remoto, tão necessário em todo o mundo neste momento.
» SAP Ariba Discovery aberta para compradores e fornecedores – nos próximos 90 dias, a SAP vai disponibilizar acesso ao SAP Ariba Discovery para que qualquer comprador possa divulgar suas demandas imediatas, e fornecedores possam atendê-las – sem taxas para postar nem para responder. O acesso ao SAP Ariba Discovery ajudará compradores e fornecedores a se conectar de maneira rápida e eficaz e minimizar as paralisações causadas por atrasos na remessa, problemas com capacidade de atendimento e aumento de demanda dos consumidores em tempos de crise. A SAP Ariba opera a maior rede de negócios do mundo, representando mais de 4 milhões de fornecedores em mais de 190 países e somando US$ 3,21 trilhões em transações comerciais. O objetivo é de ajudar a estabelecer conexões para manutenção da cadeia de suprimentos e assim não prejudicar o consumidor comum.
» SAP Concur abre acesso ao sistema TripIt – a solução processa todos os dias centenas de milhares de itinerários de viagem para pessoas em todo o mundo, monitora voos e gera alertas sobre quaisquer alterações ou atrasos. Em resposta às crescentes mudanças de horário e cancelamentos decorrentes do Covid-19, a SAP disponibiliza acesso a uma solução que ajuda aqueles que precisam viajar. Entre 13 e 31 de março, qualquer pessoa poderá se inscrever no TripIt (e fazer o download do aplicativo, se for um usuário novo) e receber o TripIt Pro por seis meses. Os atuais usuários do TripIt também receberão o TripIt Pro, nosso serviço premium, de forma gratuita pelo mesmo período. Ao fazer isso, esperamos tornar as coisas um pouco mais fáceis e seguras para quem precisa sair de casa e deixar suas famílias.
» Gerenciamento do trabalho remoto com Remote Work Pulse SAP Qualtrics – ferramenta que ajuda a determinar qual o nível de preparação da empresa e colaboradores, e mede em tempo real como está evoluindo o trabalho. Gratuito para qualquer organização por pelo menos três meses, é uma solução projetada para ajudar as empresas a avaliar sua prontidão para interrupções no trabalho comum (como remoto em larga escala), identificar e corrigir lacunas e realizar verificações diárias de pulso em seus funcionários, para que possam agir em tempo real para atender às necessidades de seus funcionários – até o nível da função, departamento, equipe ou indivíduo.
VIVO
» Diversos canais liberados, bônus de Internet no celular por dois meses para os clientes ativos de planos pós-pagos e controle e nas ativações e renovações da promoção Vivo Turbo no pré-pago.
» Informações precisas (ex: Centro de Informações no Facebook, apoio à checagem de fatos, pessoas conectadas a informações confiáveis);
» Apoio a organizações de saúde, a exemplo do API da OMS no WhatsApp, US$25 milhões para os esforços contra o COVID-19, créditos para campanhas; dados e ferramentas);
» Apoio a governos, comunidades e negócios: US$100 milhões para pequenos negócios, hubs de apoio a comunidades e pequenos negócios, Workplace Advanced gratuito para organizações de emergência. E muito mais – saiba aqui.
Stefanini
» Grupo Stefanini disponibiliza gratuitamente ao mercado ferramenta que auxilia no serviço de home office
Para contribuir neste cenário desafiador imposto pelo COVID-19, a Stefanini, multinacional brasileira referência em soluções digitais, passa a disponibilizar para o mercado, de forma gratuita e por um período de 60 dias, o Ponto Certificado, serviço que substitui o uso do relógio de ponto físico por um sistema totalmente digital e certificado pelo ICP-Brasil. A ferramenta tem ampla aceitação jurídica e está disponível para download gratuitamente nos sistemas Android, IOS e Windows. Acesse aqui.
» Stefanini utiliza Inteligência Artificial para orientar colaboradores sobre a prevenção ao coronavírus
Na Stefanini sua plataforma de Inteligência Artificial Sophie está sendo utilizada para informar os colaboradores sobre o COVID-19, principais sintomas, como as pessoas devem se prevenir e como a companhia está atuando neste momento de cautela. A plataforma de inteligência cognitiva foi treinada pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Stefanini para responder via chat, pelo canal Stefanini Atende, às principais dúvidas sobre o tema no Brasil.
*As informações foram colhidas do site da Brasscom. Lá também constam as da Microsoft, mas como já ganhou a propaganda do governo, que parece ter um certo “xodó” por ela, não se faz necessário repetir aqui.