O atual Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra e o conselheiro da Anatel, Carlos Baigorri, serão sabatinados no próximo dia 5 de abril para as novas vagas na composição do Conselho Diretor da agência reguladora. Coimbra vai assumir a vaga de Baigorri no Conselho da Anatel que foi indicado para ser o futuro presidente da agência.
O nome de Baigorri chegou a ser questionado pelo Tribunal de Contas da União, numa cautelar pra lá de confusa. O ministro Walton Alencar teve ontem uma “crise de controladoria” e acatou um pedido de cautelar da Secretaria de Infraestrutura (SeinfraCom) para suspender a nomeação.
Os auditores viram conflito relativo ao prazo de mandato já cumprido como conselheiro por Baigorri, com o que irá ocupar como presidente da Anatel. Mas a “crise de controladoria” de Walton Alencar foi sanada rapidamente, a tempo dele hoje pela manhã reverter sua decisão e deixar Baigorri seguir com sua nomeação para presidente da Anatel. Deve ser coisas da idade, já que é o decano do TCU.
Mas o presidente da Comissão de Infraestrutura, senador Dario Berger (MDB-SC), decidiu seguir a agenda estabelecida pela presidência do Senado e fazer a sabatina no esforço concentrado marcado para ocorrer entre os dias 4 e 8 de abril.
As indicações já são dadas como certa de serem aprovadas, não há oposição aparente à aprovação dos seus nomes. Baigorri e Artur Coimbra apresentaram hoje seus currículos aos senadores da comissão e falaram das agendas que deverão se debruçar nos próximos anos na área de Telecomunicações, como representantes da Anatel.