O cantor, compositor, produtor e principal parceiro de Cazuza em composições da banda Barão Vermelho, Frejat, pediu hoje aos senadores que regulamentem a questão da propriedade intelectual artística no PL 2338 da Inteligência Artificial, para que as empresas não abusem da mineração de dados sem o devido consentimento e remuneração dos autores. Segundo ele esse problema já existe; as empresas coletaram conteúdo artístico sem a devida autorização.
Para ele, a versão de texto do senador Eduardo Gomes (PL-TO) está “bem encaminhada” e deverá atender aos profissionais do setor, pois não atende aos pedidos de empresários e das plataformas para ser criada a autorregulamentação da IA.
Frejat participou da audiência pública da Comissão Temporária da Inteligência Artificial, que teve como tema principal hoje a discussão sobre a propriedade intelectual e o uso massivo de informações culturais para treinamento de modelos de IA. A comissão contou com outros nomes de peso da música brasileira, como a cantora Marisa Monte, que vem estudando o tema e está se tornando porta-voz dos artistas na questão da regulação do direito autoral.
Vejam a apresentação de Frejat
A comissão deve votar o texto do relator, senador Eduardo Gomes (PL-TO) nesta quinta-feira às 10 horas.