Tem sido comum esse golpe, porque ele conta com o descuido do dono do cartão, que de tão acostumado a usá-lo já não presta mais a atenção naquilo que foi digitado por um lojista ou frentista de posto de gasolina.
O golpe é bem simples e pega justamente quem está distraído, conforme história que recebi por e-mail e repasso:
1 – O atendente faz uma ‘gentileza’ e segura a máquina para digitarmos a senha. Tapando o visor com a ponta dos dedos o atendente na verdade não colocou o valor da compra.
2 – Depois ele pede que você digite a sua senha, que irá aparecer na tela como se fosse o valor da compra. Lembre-se que ele tapou o visor, portanto você na distração não está vendo que digitou e expôs a sua senha, no local onde ele deveria ter colocado o valor da compra.
3 – Após ver a sua senha, o atendente memoriza os números e repete a operação, alegando que a máquina não funcionou por qualquer motivo. Ele faz novamente o procedimento, só que desta vez o correto. Digita o valor e você digita novamente a senha.
4 – Só que o cara já ficou com a senha e o número do cartão que fica registrado na bobina.
Esses dados são repassados para quadrilhas especializadas que rapidamente criam cartões clonados.
* Você pode evitar esse golpe facilmente.
1 – Olhe para máquina, confira se o valor foi digitado.
2 – Digite apenas o primeiro número da senha. Confira se o primeiro número apereceu na máquina ou se apenas apareceu um asterisco (*), que é o correto.
3 – Se flagrar um atendente cometendo o crime chame o gerente ou dono da loja e denuncie.