Generalização

Por Jeovani Salomão* – Embora os dispositivos sejam ligeiramente diferentes – alguns na verdade são bem estranhos – é razoável imaginar que uma pessoa inserida em nossa civilização seja capaz de ligar um chuveiro, na temperatura adequada, em qualquer lugar do mundo. De forma análoga, se o indivíduo esteja na Inglaterra, ou em um dos países que foram por ela colonizados, e tenha o desafio de dirigir com o volante do lado errado, penso ser provável que conseguirá chegar ao seu destino. Eventualmente, caso esteja na Índia, vai considerar o trânsito maluco demais, repleto de tuque-tuques e vias que, repentinamente, mudam de mão e, talvez, prefira não arriscar.

O mesmo raciocínio vale para abrir portas, saborear uma bebida quente, usar talheres, computadores (menos os da Apple), celulares e qualquer outro objeto comum. Tal capacidade, denominada pelos psicólogos do desenvolvimento de generalização sempre foi, e continua sendo, extremamente relevante para a sobrevivência humana. Nossos ancestrais sabiam quais animais ofereciam perigo, mesmo sem tê-los catalogado, quais plantas eram venenosas e o que ocorreria se pulassem de um penhasco, ainda que fosse um novo e desconhecido. Seria inviável viver se o aprendizado acumulado em experiências anteriores não pudesse ser reaproveitado em situações de similaridade.

No entanto, a estratégia nem sempre é a melhor disponível e pode trazer riscos, mesmo  quando se enuncia algo comprovado. Por exemplo, a afirmação: “Os homens são, em média, mais altos que as mulheres” é perfeitamente aceita e não causa nenhuma repercussão negativa. A altura em si não chega a ser um atributo que provoque polêmica. Mas se ao invés disso a asserção for: “As mulheres, em média, são mais gordas que os homens”, o autor pode estar em sérios riscos, mesmo apresentando o dado da Organização Mundial da Saúde: 13% da população mundial é obesa (11% entre os homens e 15% entre as mulheres).

Como a cognição humana, a Inteligência Artificial também se utiliza, dentre outros instrumentos, do conceito da generalização para aprender. Os algoritmos precisam ser treinados para reconhecer e extrapolar hipóteses. Da mesma forma que no caso dos indivíduos, há diversos riscos no processo.

Imagine que uma pessoa tenha 10 sobrinhos que adorem a Marvel. No Natal, resolve presentear a todos eles com souvenirs da marca, mesmo não tendo nenhuma afinidade com filmes de super-heróis. Já acostumado com as transações on-line, entra em uma loja virtual e compra os presentes. Os “vendedores” virtuais vão perseguir o sujeito com ofertas da Marvel, da DC e de outros gêneros correlatos, por um longo período. Vão aparecer anúncios de filme dos principais canais pagos e dos cinemas, posts nas redes sociais com gibis, propagandas em banners de produtos equivalentes, anúncios de viagens para parques temáticos e diversos outros assédios em suas navegações pela internet.

Algo parecido ocorre nas redes sociais. Recentemente, adicionei várias pessoas do setor financeiro à minha rede, particularmente vinculadas aos grandes bancos públicos. Durante praticamente duas semanas, a maioria das sugestões de conexões que apareceram para mim foram justamente colaboradores do Banco do Brasil e da Caixa Econômica. Tive que selecionar cuidadosamente pessoas de outra formação, setor e instituição de forma a reestabelecer uma normalidade.

Sempre que as informações disponíveis são pouco representativas do universo amostral, há um enorme perigo de o algoritmo fazer extrapolações viciadas. A inteligência humana também. Dentre nossos conhecidos, existem aqueles que se consideram intuitivos. Caso o objeto da intuição seja algo relacionado com experiências repetidas do indivíduo, possivelmente ele terá alto índice de acerto. Um médico especializado pode detectar uma pessoa portadora de uma doença em segundos, apenas por uma observação preliminar. Evidentemente, pelo peso da responsabilidade da profissão, terá que confirmar o diagnóstico por meio de exames cuidadosos. Um joalheiro, de maneira análoga, pode reconhecer uma falsificação rapidamente, mesmo que a peça esteja no pescoço de uma pessoa que ele acabou de cruzar repentinamente no shopping. No entanto, caso a pretensão seja investir na bolsa de valores, recomendo fortemente que não aceite a intuição de nenhum destes dois profissionais.

Quanto maior o volume de informação, experiência e correlações maior a chance de acerto, para o homem e para máquina. Justamente por esta razão que a Inteligência Artificial é exponencialmente poderosa quando tem acesso à grande volume de dados. A ampliação da virtualização, da capacidade de armazenamento e de processamento está provocando acelerações vertiginosas nas técnicas analíticas, nas detecções de padrões, nas predições e na precisão das conclusões das máquinas, a ponto de ameaçar profissões altamente intelectuais.

Na advocacia, apenas como um exemplo, os softwares já ampliaram a capacidade de pesquisa de doutrina e de jurisprudência, aceleram a construção de peças e melhoram a revisão das proposições. Mas não para por aí. O aumento do poder computacional permite que se calcule o percentual aproximado de aceitação ou rejeição de uma tese jurídica, considerando-se, inclusive, qual o magistrado está julgando. Evidentemente, quanto mais comum a causa, mais dados históricos disponíveis e maior o nível de acerto.

Por outro lado, com informações limitadas, o ser humano é capaz de decisões muitos melhores. Somos mais flexíveis, versáteis e compreendemos melhor o contexto do que os algoritmos no estágio atual de desenvolvimento. Sem dúvida, este ponto deve ser de grande importância para escolha de nichos de atuação da sua pessoa ou da sua empresa.

*Jeovani Salomão é fundador e presidente do Conselho de Administração da Memora Processos SA e ex-presidente do Sinfor e da Assespro Nacional.