Fabio Assolini foi anunciado hoje (06) oficialmente como o novo diretor da Equipe de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina. Fabio começou na empresa de cibersegurança em 2009 para se concentrar em pesquisa e análise de ameaças de segurança no Brasil, incluindo análise de vírus, ataques de rede, Trojans bancários e outros golpes maliciosos de software com origem brasileira. Em novembro de 2011, foi promovido a Investigador de Segurança Sênior.
Em seu novo cargo, Assolini será responsável por contratar os analistas de segurança da região, liderar e supervisionar o trabalho da equipe, além de avaliar e analisar ataques complexos e desenvolver relatórios de inteligência de ameaças. Seus mais de 15 anos de experiência na área de Segurança da Informação e amplo conhecimento o posicionaram como um especialista internacional, colaborando como palestrante, formador e especialista em entidades financeiras, organizações e imprensa mundial.
Fabio se especializou em detecção e análise de malware voltado para bancos online, liderando investigações sobre Trojans bancários como ZeuS, ChePro e a família de banqueiros conhecida como Pentaedro (Guildma, Javali, Grandoreiro, Melcoz e Amavaldo), além de ataques contra sistemas nacionais de pagamento, como Boletos e PIX. Ele também foi responsável pela investigação de clonagem de cartões de crédito por meio de táticas como skimmers ou chupa cabras, realizada em caixas eletrônicos e pontos de venda, assim como páginas de phishing, keyloggers instalados nos computadores das vítimas, entre outros.